Logo do ConasemsLogo do SUS
Porto dos Gaúchos - MT

GRUPO TERAPÊUTICO E OPERATIVO VOLTADO AO ENSINO-APRENDIZAGEM “EXPRESSÃO”

Autor(a): MELISSA ANJOS LOBATO

Ano: 2018

Apresentação/Introdução

Atualmente grande parte da população sofre com os variados sintomas decorrentes do estresse, ansiedade, transtornos alimentares: perda de apetite ou fome em demasia, alteração do sono, adicções, dentre outros. Oriundos em grande parte, pela dificuldade dos indivíduos em compreender e constituir o saber sobre seu estado biopsicossocial e cultural.

Objetivos

Objetivamos com este trabalho propiciar a aprendizagem de práticas e técnicas de autoconhecimento, auto percepção visando a diminuição dos medicamentos; apresentar e aprimorar recursos egóicos com o intuito da remissão e supressão dos sinais.

Metodologia

A partir do levantamento, feito pelas agentes comunitárias de saúde (ACS), dos pacientes que fazem uso de psicotrópico, o grupo consistirá em: acompanhamento pelos profissionais: psicológico, nutricional, farmacológico, e físico; ambiente terapêutico, um espaço de troca de ideias, conhecimentos e vivências, com mediação e apoio especializado; cuidado mensal, com 1h de duração; elaboração de PTS e aplicação de Anamnese para compreensão do contexto inter e intrafamiliar dos usuários; Visita Domiciliar (VD), quando necessário, objetivando a compreensão do contexto familiar, hábitos, cultura, conflitos e etc.; adoção de práticas integrativas complementares; ensino de técnicas de relaxamento, etc

Resultados

Em sua maioria, neste contexto, estão arraigadas a dificuldade de expressão do “eu”. Circunstância esta, que vem corroborando para o acréscimo considerável de indivíduos que recorrem ao uso de inibidores de humor, calmantes, alergênicos, etc.; uma vez que não conseguem lidar, aceitar, elaborar e suprimir as adversidades, frustrações e perdas da vida cotidiana e moderna. Dessa forma, o grupo expressão surge da compreensão dos fatos supracitados e da constatação destes nas consultas clínicas individuais, pois tem-se observado o crescente número de indivíduos que fazem uso de psicotrópico por não conseguirem administrar os conflitos que aparecem no dia-a-dia.

Conclusões

O trabalho terapêutico pautado na configuração de grupo permite o desenvolvimento de competências e habilidades eficientes e eficazes sob o espectro de pertencimento, construção de vínculos e expressão do eu. Assim sendo, promover o ensino-aprendizagem de práticas assertivas de saúde e emersão do sujeito desejante tem sido o principal enfoque deste grupo.

Palavras-chave