Logo do ConasemsLogo do SUS
Atibaia - SP

NOVA VISÃO DA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO PARA MELHORIA DO CUIDADO À SAÚDE

Autor(a): Micaela Vieira Hadida

Coautor(a): Carmen Picoli Torres, Celso Akio Maruta, Denise Marini, Kelly Janaina Munhoz, Maria Amélia Sakamiti Roda

Ano: 2018

Apresentação/Introdução

Integração ensino-serviço é o trabalho integrado de discentes e docentes dos cursos de formação com trabalhadores e gestores, visando ao incremento da qualidade da atenção à saúde, da formação profissional, ao desenvolvimento dos trabalhadores. Neste cenário, o governo federal propõe o Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES) a fim de reorganizar as práticas de saúde no SUS.

Objetivos

Inserir discentes nas rotinas diárias da rede SUS de Atibaia, como parte atuante da equipe de trabalho local e, em contrapartida, receber feedback dos discentes e Instituições de Ensino Superior visando a melhoria do cuidado à saúde no município.

Metodologia

Em 2016, a gestão da Secretaria Municipal de Saúde de Atibaia fortaleceu a integração por meio da estruturação do Núcleo de Educação Permanente (NEP), celebração do COAPES da Região Bragantina e formação de servidores em Preceptoria em Residência Multiprofissional no SUS. No ano seguinte, o município iniciou o Programa de Recepção de Estagiários (PRE) com a implantação de processos que visam a sensibilização dos atores sociais envolvidos quanto à importância deste estágio para todos os segmentos envolvidos. Ao final do estágio, o feedback para o serviço sinaliza aspectos positivos e negativos e propõe mudanças.

Resultados

Os alunos puderam atuar na assistência e propor atividades como grupos educativos, fluxos gerenciais, reuniões de equipe e instrumentos de avaliação. Ressalta-se a melhoria do atendimento aos usuários, diminuição de demandas e fortalecimento do vínculo usuário-discente-docente-servidor. Ao final dos estágios, os discentes propuseram mudanças e sinalizaram aspectos positivos e negativos de cada campo, baseados nos princípios do SUS e com enfoque nas competências de aprendizagem propostas pelas disciplinas. A soma destes fatores garantiu o bom andamento dos estágios e o elevado grau de satisfação de todos os envolvidos.

Conclusões

Apesar dos vários desafios em relação ao compartilhamento de objetivos, conclui-se que o uso da rede de saúde de Atibaia como espaço formativo de um novo profissional, comprometido e empático, é a base da integração ensino-serviço-comunidade e tem papel fundamental na consolidação e fortalecimento do SUS. Para tal, faz-se necessária a quebra de paradigmas entre os modelos de ensino centrados nas salas de aulas e o contexto real de trabalho.

Palavras-chave