Logo do ConasemsLogo do SUS
Suzano - SP

PROJETO MOSAICO: ATIVANDO A REDE

Autor(a): ANGELA YURI KOKETSU

Coautor(a): ARIADNE CIRILLO MENESES, CAROLINA DA COSTA LIMA, DULCINEIA GOMES DE SENA RAMOS, MAGNA BARBOZA DAMASCENO, TÁCIA DE JESUS BARBOSA DA SILVA

Ano: 2018

Apresentação/Introdução

O Projeto Mosaico, implementado no município de Suzano a partir de junho/17, integrou o Projeto de estruturação e qualificação dos arranjos de Apoio Matricial na Rede de Atenção Psicossocial do Alto Tietê: Saúde Mental na Atenção Básica, elaborado e coordenado de modo regional pelos grupos de Educação Permanente, Atenção Básica e Rede de Atenção Psicossocial

Objetivos

Analisar a prática de Apoio Matricial em Saúde Mental na Atenção Básica, construir um Plano de Ação de Educação Permanente para consolidação, qualificação e fortalecimento dessa prática e organizar estratégias para implementação do cuidado integral.

Metodologia

Composição de um Grupo de Trabalho Municipal, com representantes da RAPS, da Atenção Básica e da Educação Permanente. Reuniões regionais e municipais preparatórias, elaboração do diagnóstico da rede e operacionalização das oficinas. Foi elencado, pela coordenação do projeto, um facilitador externo para mediação das oficinas. O Grupo de Trabalho definiu, como público alvo, trabalhadores da Atenção Básica e da Rede de Atenção Psicossocial. Realização de duas oficinas regionais, no município de Mogi das Cruzes. Realização de cinco oficinas municipais.

Resultados

Participaram do projeto 94 trabalhadores e gestores. O projeto promoveu ENCONTRO entre atores de diversos serviços. As oficinas constituíram um importante espaço de ESCUTA, enquanto prática de cuidado, de promoção de autonomia e de produção de sentido em relação ao trabalhador e seu fazer cotidiano. Muitas dificuldades puderam ser reconhecidas, assim como potencialidades. O enfrentamento e a superação dos conflitos e contradições dependem de ações cotidianas, do envolvimento de cada trabalhador e gestor e, principalmente, da constituição e manutenção de espaços coletivos que favoreçam construções conjuntas e horizontalizadas. Dentre as possibilidades, destaca-se o Apoio Matricial.

Conclusões

Finalizada a primeira fase do Projeto Mosaico, podemos nos perceber mais apropriados do diagnóstico acerca do apoio matricial em Saúde Mental na Atenção Básica. Definiram-se, coletivamente, norteadores para a elaboração de diversos novos projetos de Educação Permanente. Continuam sendo objetivos principais consolidar, fortalecer e qualificar as práticas de apoio matricial e organizar estratégias de implementação do cuidado integral em saúde.

Palavras-chave