Apresentação/Introdução
Percebemos a necessidade de acompanhar o desenvolvimento motor normal da criança de 0 a 15 meses de idade identificando as principais aquisições motoras dentro de cada mês e os sinais de alerta no seu desenvolvimento, prevenindo futuras intercorrências clínicas, pois crianças identificadas precocemente e com intervenção em tempo hábil certamente terão redução de danos no seu desenvolvimento.
Objetivos
Detectar os déficits e possibilidades de intervenção precoce. Desenvolver a estimulação ambiental no domicílio. Realizar os encaminhamentos para investigação. Encaminhar a criança para o Serviço de Estimulação Essencial em tempo hábil
Metodologia
A coleta de dados é realizada pelas ACS, através da FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DA CRIANÇA, instrumento desenvolvido pela Fisioterapeuta, as quais são preenchidas mensalmente. Durante as reuniões mensais de equipe dos ESFs, as ACS e a Fisioterapeuta avaliam as informações de cada criança e, diante de atraso na aquisição destes marcos do desenvolvimento é realizada uma visita domiciliar para avaliação e orientação aos pais e/ou cuidadores. Se detectado algum sinal de atraso, a criança é encaminhada para investigação/estimulação/intervenção precoce. Nestas reuniões mensais a ACS também recebem educação continuada sobre o tema, onde a Fisioterapeuta as assessora em suas duvidas e orienta condutas
Resultados
Há evidências de qto mais precoce o diagnóstico e a intervenção, menor será o impacto na vida da criança. Avaliação do desenvolvimento + Assistência preventiva são essenciais. O ponto mais importante é o reconhecimento das famílias/comunidade quanto a importância de qualquer informação que auxilie no desenvolvimento de suas crianças. Desde o início do projeto monitoramos o DNPM de 348 crianças na faixa etária proposta, sendo que atualmente temos 8 com agendamento de visitas mensais para reavaliação.Neste período tivemos várias crianças com encaminhamento para avaliação na APAE e para investigação Neurológica.Cidade com 16.000 hab. e crianças de CEI são avaliadas por equipe da APAE.
Conclusões
Após dois anos de implantação do projeto, constatamos que foi necessário um período de aproximadamente 12 meses, para adaptação e capacitação mensal contínua das ACS, para que compreendessem sem alardes ou descasos os principais Marcos do Desenvolvimento na faixa etária proposta. Fomos e somos incansáveis na transmissão deste conhecimento, já que as ACS são a “engrenagem” fundamental para o funcionamento deste “mecanismo” de detecção.