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Timbaúba dos Batistas - RN

RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE ORGANIZAÇÃO DA ROTINA DIÁRIA DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO NA ATENÇÃO BÁSICA.

Autor(a): RAFAEL ARAÚJO LIRA

Coautor(a): DAIANI MURIELI BRILHANTE FERNANDES, YAMARA MAYRA GOMES DE MEDEIROS, THAYNNE MORGANA LUCENA E ALENCAR

Ano: 2018

Apresentação/Introdução

A Atenção Básica desempenha papel fundamental p/identificação de sinais iniciais de problemas ou suspeita do transtorno do espectro do autismo.A partir de 1 diagnóstico ou da identificação de sinais do TEA,é possível iniciar a intervenção e orientação à família gerando ganhos significativos e duradouros no desenvolvimento da criança,garantindo uma vida mais autônoma e uma melhor qualidade de vida.

Objetivos

Descrever a experiência desenvolvida através dos atendimentos compartilhados multiprofissional realizado pelo NASF,coordenados pelo Terapeuta Ocupacional/Psicóloga, c/ as mães de crianças / o transtorno do espectro do autismo na organização da rotina

Metodologia

Foram realizados 10 atendimentos compartilhados, onde foram utilizados materiais impressos como: cartilha de orientações sobre o espectro do autismo, vídeos educativos sobre a temática, e por fim, foi confeccionado pelas mães, uma (mural de rotina da vida diária), com supervisão dos profissionais, de acordo com a realidade e dificuldades de cada criança, tendo como objetivo principal estabelecer de forma organizada uma rotina diária de atividades. Após a confecção, foi trabalhado sobre a utilização das mesmas com as crianças e posteriormente cada mãe levou para casa para serem utilizadas e preenchidas todos os dias

Resultados

No aspecto relacionado a mudança do humor,as MÃES relataram melhoras significativas após utilização da prancha de rotina diária; houve melhoria na participação voluntária de atividades de higiene,vestuário e alimentação;No que se refere a participação social, ambas as mães referiram melhora, principalmente na interação social c/ outras pessoas;Quanto às dificuldades relatadas no tocante a rotina, guardar os brinquedos e fazer atividades não programadas fora do habitual, todas citaram que as crianças estão apresentando pequenos avanços e que os encontros foram importantes p/melhorar o conhecimento acerca do autismo e em como ajudar no desenvolvimento dos seus filhos nas atividades cotidianas

Conclusões

A partir das análises realizadas foi possível identificar que o acompanhamento compartilhado e interdisciplinar se configura uma ferramenta valiosa no escopo da atenção básica através do programa NASF, tendo em vista a grande troca de informações entre as mães e os resultados obtidos através de cada encontro, favorecendo significativamente o desenvolvimento biopsicossocial de cada criança

Palavras-chave