Logo do ConasemsLogo do SUS
Fernão - SP

GRUPO RETOMADA DE ATIVIDADES OCUPACIONAIS

Autor(a): Rosa Maria Del´Vescovo

Ano: 2018

Apresentação/Introdução

O envelhecimento populacional é uma das maiores preocupações da área da saúde, exigindo políticas públicas para que o envelhecer aconteça de forma ativa. Fernão faz parte dessa realidade, e leva um olhar atento a demanda, suas potencialidades e fragilidades, percebemos que os pacientes atendidos após sequelas de AVE, mesmo realizando tratamento estacionavam suas atividades e convívio social.

Objetivos

Objetivos principais são proporcionar o convívio social, estimular os componentes de desempenho afetados, principalmente o cognitivo a coordenação motora fina e ampla, dando maiores condições de retomarem suas atividades ocupacionais.

Metodologia

As atividades são realizadas em grupo de 7 a 10 pacientes, com seqüelas pós AVE, com autonomia de marcha e equilíbrio, em uma sala ampla da Unidade de Saúde, orientado por uma Fisioterapeuta e uma Educadora Social, com duração de 1 hora semanalmente. No grupo são desenvolvidos alongamentos globais, exercícios de coordenação, jogos lúdicos, circuitos e atividades em área externa (passeios), todas atividades de forma lúdica e concretas.

Resultados

Após iniciarem a participação no grupo os pacientes relatam a retomada de atividades de sua preferência ou descoberta de novos interesses como: cozinhar, bordar, pintar, pescar, caminhar e o convívio social proporcionando melhora na qualidade de vida.

Conclusões

O grupo mostrou importância para os participantes como uma continuação do tratamento fisioterápico, focado de forma mais ampla na retomada de atividades ocupacionais, em suas necessidades específicas e inserção social, retomando atividades antes consideradas impossíveis após a patologia, melhorando assim a qualidade de vida.

Palavras-chave