Logo do ConasemsLogo do SUS
Luís Antônio - SP

A IMPORTÂNCIA DA COLETA E ANALISE DE ÁGUA PARA O CONSUMO HUMANO EM LUIZ ANTÔNIO-SP – INTERAÇÃO ENTRE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E O ENSINO TÉCNICO DE QUÍMICA

Autor(a): Patrícia Aparecida Duran

Coautor(a): Luiz Henrique Sassa, Marcio Heber Gomide Junior

Ano: 2018

Apresentação/Introdução

O presente projeto, teve por finalidade analisar parâmetros físico-químicos e organolépticos da água de Luiz Antônio, compara-los aos laudos do Instituto Adolfo Lutz/Ribeirão Preto e contribuir com estes conhecimentos no Curso Técnico de Química, a partir das rotinas de fiscalização, coleta e análises realizadas a campo e a sua importância na Saúde Publica.

Objetivos

Desenvolver práticas de coleta, análise e monitoramento da qualidade da água, comparar resultados, para aprimorar as aulas, uma vez que os alunos farão coleta e análises in loco, junto com a Vigilância Sanitária, assim como no laboratório da escola.

Metodologia

Coleta da água em pontos distintos da rede municipal de distribuição de água, conforme a metodologia aplicada pela Equipe de Vigilância Sanitária - pontos de coletas representativas das Unidades de Tratamento de Água. As amostras são analisadas in loco e no Laboratório da Escola Municipal de Química. As análises feitas em campo, com utilização de equipamento específico foram: temperatura; pH; e cloro pelo método DPD (indicador N, N-dietil-p-fenilendiamina). As análises realizadas na Escola Técnica foram: teor de cloro DPD e microbiológico (presença ou não de coliformes totais e fecais). As análises foram realizadas de acordo com o preconizado pela Portaria de Consolidação Nº 5 de 03/10/2017.

Resultados

Os alunos realizaram a coleta da água em diversos pontos da cidade, assim como realizaram medidas de pH no local, temperatura e hora da coleta e análise visual de turbidez. A água coletada foi acondicionada em frascos especiais e armazenadas em temperatura controlada para análises químicas e microbiológicas. Depois, essa água passou pelos testes de teor de cloro e presença ou não de coliformes totais e fecais, no laboratório da Escola de Química, seguindo os padrões de análise e as normas ABNT. Os resultados foram enviados ao Departamento de Vigilância Sanitária para avaliação. Esse trabalho vem sendo feito mensalmente para propiciar medidas, conforme legislação vigente.

Conclusões

Este trabalho vem contribuindo para o aprendizado no Curso de Técnico em Química, já que os alunos acompanham tratamento químico em larga escala, participam da coleta e acondicionamento adequado das amostras e das análises químicas. Desta forma, os alunos começaram a ser mais críticos e estão fiscalizando os pontos de abastecimento de água nos seus bairros, percebendo a importância da Vigilância Sanitária na proteção da saúde da população.

Palavras-chave