Apresentação/Introdução
"São Gotardo se localizado na mesorregião do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba em Minas Gerais, população estimada de 34.728 habitantes. Imbuído em seu sistema de saúde, encontra-se a Farmácia Verde, de manipulação fitoterápica. A política de assistência farmacêutica não é capaz de suprir todas as necessidades da população, nesse sentido a fitoterapia torna-se uma prática complementar de saúde."
Objetivos
Proporcionar opção terapêutica ao Sistema Único de Saúde no Município de São Gotardo/MG, através de prescrições fitoterápicas de medicamentos disponibilizados pela Farmácia Verde.
Metodologia
"Em março de 2014, inicialmente para médicos, foi ministrada uma palestra titulada como Profissional Médico e Fitoterapia, pelo farmacêutico responsável técnico da Farmácia Verde (FV). Elaborou-se uma cartilha prescricional correspondente aos produtos disponibilizados pelo estabelecimento fitoterápico e concedida aos profissionais para posterior prescrição. Através do profissional farmacêutico da FV e de um médico da atenção básica, durante os anos de 2015 e 2016, revisaram-se todas as plantas das formulações disponibilizadas, sendo, no ano de 2017, desenvolvido um curso mensal de capacitação das preparações e suas respectivas plantas medicinais para profissionais da atenção básica. "
Resultados
No período anterior ao ano de 2014, não havia prescrições por parte dos profissionais para a farmácia fitoterápica. Do referido ano em diante, traçou-se estratégias para que pudesse efetivamente incorporar a fitoterapia no município de São Gotardo e torná-la mais uma opção de tratamento como prática oficial. De março a dezembro de 2014, devido ao primeiro contato com os prescritores, foram prescritos 189 receituários fitoterápicos. No ano de 2015 esse número aumentou para 243 prescrições, passando para 533 em 2016 e 1.190 no ano de 2017.
Conclusões
Como prática complementar de saúde, a fitoterapia restabelece de forma mais suave e duradoura o bem-estar do paciente. Esse trabalho conseguiu capacitar e mobilizar os profissionais da atenção básica, para a prescrição dos produtos fitoterápicos disponibilizados, o que proporciona uma opção aos tratamentos medicamentosos convencionais.