Logo do ConasemsLogo do SUS
Canaã - MG

”VIVER MELHOR”- DESAFIOS DA EQUIPE DA SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF) NA ATENÇÃO AOS USUÁRIOS DE SAÚDE MENTAL

Autor(a): Andreia Ancelmo Teixeira

Ano: 2018

Apresentação/Introdução

A Estratégia de Saúde da Família (ESF),busca a implementação de ações visando transformações expressivas das práticas e saberes na área de Saúde Mental.O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), através do trabalho compartilhado tem o objetivo de dar suporte ao paciente e suas famílias, a fim de os inserir novamente na sociedade.

Objetivos

"Proporcionar aos usuários de saúde mental estratégias que substituam a medicamentação e a internação em centros psicossociais. Auxiliar na inclusão social e autonomia das pessoas portadoras de transtornos mentais. "

Metodologia

Utilizamos como estratégia para acolher os pacientes e com o apoio do agente comunitários de saúde uma roda de conversa denominada “Viver Melhor”

Resultados

Em relação aos recursos medicamentosos, percebemos que o grupo desejava depender cada vez menos desses recursos, sendo constantes tais discussões e ações terapêuticas coletivas. Os números de pacientes diminuíram muito na busca de medicamento na farmácia popular do município. Propuseram até campanha traga de Volta, onde eles devolviam os medicamentos para a farmácia. Melhoria da auto-estima e da qualidade de vida do paciente era evidenciada pela ESF/NASF.

Conclusões

Através do grupo, foi possível visualizarmos as transformações no atendimento e acolhimento dos usuários em saúde mental. Resultando nas ações voltadas para a inclusão social e autonomia dos pacientes da saúde mental. O que proporcionou a reconstrução das relações sociais que, muitas vezes, foram rompidas devido aos longos períodos de sofrimento psíquico.

Palavras-chave