Apresentação/Introdução
O mosquito Aedes Aegypti chegou ao Brasil no final do Sé. XIX e tem sido tema de grande destaque em todo território nacional. O controle destes vetores ganha destaque no município de Pequeri/MG, tendo em vista a grande integração dos ACEs com a Equipe AB. A presente experiência, considerou a necessidade de um trabalho efetivo e multidisciplinar.
Objetivos
A presente experiência tem por objetivo controlar e combater o maior vetor da Dengue, Zica, Chikungunya e Febre Amarela; Conscientização da População; Promoção de Trabalhos Multidisciplinares; Integração das Secretarias Municipais.
Metodologia
A proposta contou com três momentos para que alcançássemos o resultado esperado e atingíssemos toda a população de forma integral. Todas as Secretarias foram convocadas. Os Servidores foram capacitados. No trabalho multidisciplinar, foram realizadas palestras, oficinas e passeatas pela Secretaria de Educação. O mesmo ocorreu com o público da Secretaria de Promoção Social. O Setor de Comunicação fez a divulgação do início dos trabalhos na cidade. As Secretarias de Saúde e Obras, trabalharam em conjunto na coleta: os Agentes Comunitários (Saúde e Endemias) e os Operários visitaram casa a casa, dando orientações e recolhendo o material propício a proliferação.
Resultados
Com a realização desta experiência, observamos uma efetiva queda no Índice de Infestação do Vetor; Nenhum registro de Casos Confirmados de Dengue, Zica e Chikungunya no município; Conscientização da população em relação ao manejo e descarte de materiais propícios a proliferação do mosquito; Mobilização da Comunidade Escolar; Efetiva Integração das Secretarias Municipais.
Conclusões
Diante do Cenário Epidemiológico instaurado no país e no Estado de Minas Gerais, Pequeri ganha destaque no combate do mosquito Aedes Aegypti. Com as ações implantadas, o município não teve nenhum caso de Dengue, Zica e Chikungunya, registrado.