Apresentação/Introdução
A aplicação tópica do mel em feridas tem sido muito utilizada como opção de tratamento, promovendo auxilio no controle das feridas. Atualmente existem diversos fatores que facilitam a utilização do mel, dentre eles o acesso e a facilidade do manuseio. Em relação as propriedades e suas funções, o mel tem poder anti-inflamatório e antibacteriano local, com atividade fúngica, que auxiliam na redução
Objetivos
Realizar prevenção no controle de infecção e tratamento em pé diabético, com aplicação de mel com realização de entrevista em profundidade com paciente e cuidador principal. Foram registradas imagens da evolução de a lesão durante o processo de utili
Metodologia
A metodologia de prevenção das complicações foi baseada na limpeza das feridas, remoção do tecido necrótico, com aplicação de este tratamento todas as feridas foram lavadas em toda sua profundeza removendo todo o tecido necrótico e aplicou-se gazes com mel continuo até a cicatrização das feridas. Foram tratados o total de quatro pacientes, sendo três deles homens e uma mulher, todos tiveram suas feridas cicatrizadas.
Resultados
Os casos apresentados evoluíram convenientemente podendo constatar-se que na pratica o mel apresenta, efeitos vantajosos para a cicatrização de feridas com diferentes características. Ambos os pacientes tiveram rápida cicatrização, o que gerou grande surpresa, principalmente no caso em que constatou-se encerramento em 11 semanas de uma lesão com quase três meses de evolução. Foram tratados o total de quatro pacientes, sendo três deles homens e uma mulher, todos tiveram suas feridas cicatrizadas.
Conclusões
A aplicação tópica do mel demonstrou um potencial de atividade positiva no controle de infecção em feridas crônicas, mas a fraca expressividade dos estudos avaliados não permitiu outro tipo de conclusões, ficando a certeza de que outros estudos e/ou o acesso a outras publicações a decorrer, poderão sedimentar este pressuposto.