Apresentação/Introdução
As feridas crônicas são lesões de difícil tratamento que, demoram anos para serem curadas e afetam a qualidade de vida dos pacientes acometidos por elas, além de serem dolorosas, causarem dificuldades de locomoção, processo infeccioso, odores e uso prolongado de medicamentos. De forma pioneira no Estado, foi implantado no município de Siriri, o tratamento a LASER e LED dessas lesões.
Objetivos
Esse estudo tem por objetivo descrever e relatar o processo de implantação do serviço do laser de baixa potência no município de Siriri-Se, além da apresentação da evolução de um caso tratado neste município.
Metodologia
Para comprovar a efetividade do tratamento que vem sendo realizado no município, será apresentado um caso bem sucedido acompanhado pela equipe com a terapia de fotobiomodulação (LED Cicatrillux). Os atendimentos são realizados por enfermeiros devidamente capacitados na terapia de LASER e LED e os resultados alcançados foram de extrema importância para manutenção do serviço. Além de serem mensurados clinicamente e devidamente registrados em prontuário eletrônico específico, onde são registrados dados e evolução através do método TIME (Tecido inviável, Infecção, Manutenção do meio úmido e Epitelização da lesão), também são realizadas fotografias e outros indicadores de monitoramento mensal.
Resultados
O desenvolvimento deste relato evidenciou resultado positivo no tratamento da lesão por pressão com a utilização da terapia de fotobiomodulação com LED como adjuvante. Constatou-se o surgimento do tecido de granulação e posteriormente a epitelização. Podemos afirmar a efetividade do serviço e necessidade de manutenção, pois vêem trazendo inúmeros benefícios aos munícipes, como: diminuição do tempo de cicatrização de lesões, controle de dor crônica e redução de custo com analgésico; controle de úlcera infectada e redução de custo com antibiótico; redução da morbidade ou mortalidade por infecção de úlcera; redução de internação ou reinternação hospitalar; redução de conflito familiar.
Conclusões
O Município de Siriri se torna pioneiro no tratamento de feridas a laser de baixa freqüência em Sergipe. Além da evolução dos casos podemos observar o alívio da dor crônica, melhoria da qualidade de vida e satisfação paciente-família. Mediante a isso, este relato demonstra a importância do enfermeiro na avaliação e prescrição da terapia fotobiomodulação com LED, frente à potencialidade desta linha de tratamento na evolução cicatricial de lesões.