Logo do ConasemsLogo do SUS
São João - PE

IMPLANTAÇÃO DO TESTE DO OLHINHO NO CUIDADO NEONATAL E A PROMOÇÃO DA SAÚDE OCULAR: AVANÇOS NA ATENÇÃO BÁSICA

Autor(a): SÍLVIA MAGNA BARBOZA

Coautor(a): Arzenaldo Paes de Lira, Eulália Cristina Rodrigues de Godoy, Edlazy Resende Reinaux Maia

Ano: 2018

Apresentação/Introdução

O Teste do Olhinho em neonatos e lactentes até o segundo ano de vida no município surgiu com a percepção que dos 351 nascidos em 2016, havia uma demanda reprimida de mais de 50% com o oftalmologista com quota de 3 exames por mês pela Regulação. Foi realizado atendimento nessa população com enfermeiro neonatal e capacitação de enfermeiros para realização na Maternidade, UBS e visita puerperal.

Objetivos

Realizar teste do olhinho em neonatos e lactentes até 02 anos no município de São João.

Metodologia

Foi feito um levantamento de nascidos vivos de 2016 (SINASC), onde havia uma quantidade expressiva que aguardava vaga para o oftalmologista do SUS, quota 03 exames/mês. Em Março iniciou-se busca ativa através dos Agentes Comunitários de Saúde dos mais de 140 neonatos e lactentes que aguardavam a realização do exame, por local de residência, data de nascimento. A partir de Abril o teste do olhinho foi realizado por Enfermeira Neonatologista com 161 pacientes na unidade municipal, nas quartas feiras a cada 15 dias. As crianças com alterações foram encaminhados para a UPAE Garanhuns e Recife. Realizou-se a capacitação para enfermeiros com atendimento em UBS e maternidade municipal.

Resultados

Foram realizados 161 Testes do Olhinho numa população de 63 crianças até 30 dias de vida; 32 crianças de 31dv até 06 meses; 48 crianças de 06 meses e 01 dia dv até 01 ano; 18 crianças de 01 ano até 2 anos. Identificado alterações visuais em 8% dos exames realizados, constando 02 Cataratas, 01 NISTAGMO, 05 ESTRABISMOS, 04 ASSIMETRIAS e 01 MALFORMAÇÃO OCULAR. Foi detectado durante o exame outras questões como falta de preenchimento adequado nos Cartões da Criança, bebês prematuros sem realização do exame em hospital de referência, bebês com Dermatites por fralda, Onfalites, Conjutivites, Aleitamento Misto ou apenas artificial.

Conclusões

Realizamos prevenção e redução da cegueira infantil. Encaminhamos aos centros de referênciade Pernambuco ao oftalmopediatra, que acompanha o diagnóstico daquelas crianças encontradas. Orientamos. Mantemos esse trabalho de promoção e vigilância a saúde ocular com enfermeiros capacitados realizando exames, aumentando também as ações preventivas nas escolas e creches. Hoje temos o PROJETO SALVANDO OLHINHOS, divulgamos e mostramos que aqui tem SUS.

Palavras-chave