Apresentação/Introdução
Justifica-se a relevância dessa pesquisa na necessidade de demonstrar meios de relatar o atendimento público da violência de gênero ou violência urbana em um cenário de repressão contra a transgressão de direitos fundamentais da integridade humana. A pesquisa descreve a assistência a mulheres em situação de violência atendidas no setor de Atividades Especiais Espaço Mulher.
Objetivos
Realizar atendimento de mulheres em situação de violência no Hospital Municipal de Urgência e Emergência Dr. Clementino Moura – Socorrão II em São Luís/MA.
Metodologia
A pesquisa é descritiva por um relato de campo no período de março a maio de 2018 no qual observa-se o número de atendimentos, locais de ocorrências e faixa etária das mulheres atendidas em situação de violência. Os dados do período de estudo selecionado foram analisados sob aspecto quantitativo (porcentagem) e interpretados mediante procedimentos dos atendimentos dentro do Hospital Municipal de Urgência e Emergência Dr. Clementino Moura em São Luís/MA. As ações do SAEEM estão fundamentadas nos princípios da Política Nacional de Humanização e na Política para as Mulheres com objetivos, metodologia, planejamento, estratégias, voltadas para uma ação-intervenção.
Resultados
O número de atendimento no mês de março foi de 24 mulheres (27%), no mês de abril foram 18 atendimentos (21%) e o mês de maio foram 45 atendimentos (52%). Assim, o total número de atendimentos de março a maio foi de 87 (100%), um índice ainda alarmante mediante políticas que servem para coibir a agressão contra mulheres. Das mulheres atendidas de março a maio de 2018 evidencia-se que de 10 a 30 anos houveram 28 casos (32%), de 31 a 60 anos houveram 35 casos (40%) e de 61 a 90 houveram 24 casos (28%). Ao chegar no hospital percebe-se que as sujeições são constantes para com a situação de violência.
Conclusões
O trabalho de assistência é contínuo e por si só não consegue mudança de hábitos, as ações devem ser prolongadas para que as vítimas possam ter coragem de tomar atitudes protetivas; A capacitação dos profissionais do Setor de Atividades Especiais Espaço Mulher – SAEEM passa por um planejamento constante com intuito de através de reuniões produzir novos meios de amparar e atender as vítimas.