Logo do ConasemsLogo do SUS
Missão Velha - CE

OLHA A RURAL DA VACINA CHEGANDO: PROMOVENDO A GARANTIA DE ACESSO AS VACINAS CONTRA A COVID 19.

Autor(a): Kay France de Araújo Pereira Quindere

Coautor(a): ALINE MARIA ALENCAR DA FRANCA, Paloma Rolim Gomes Fechine, Elida Ferreira de Figueiredo, Luana Fernandes Cruz, Samuel do Nascimento Alves

Ano: 2022

Apresentação/Introdução

Na busca de uma estratégia que chamasse a atenção e melhorasse o acesso e adesão da vacina, criou- se o Projeto Rural da Vacina, um resgate da própria história do povo missãovelhence. Este meio de transporte foi usado por muitos anos na cidade, deslocando a população da zona rural para a sede da cidade. A chegada da rural dentro da comunidade trouxe um registro de 521 pessoas tomando a primeira dose.

Objetivos

Objetivo geral é a garantia de acesso à vacinação contra covid na população residente na zona rural de Missão Velha. Tendo como objetivos específicos: Identificar a população que não possui cadastro no Saúde Digital, Realizar a busca ativa porta a porta destes, Iniciar esquema vacinal de cadastramento no saúde digital e Ampliar a cobertura vacinal dentro do município.

Metodologia

A Rural da Vacina é uma estratégia para chamar atenção da população residente na Zona Rural, onde é usado um carro modelo Rural Wilss, tendo identidade visual e megafone. Ele entra na comunidade com músicas e o chamada: ”Olha a rural da vacina chegando” atraindo a população local. As ações que antecedem são: Planejamento semanal com dia fixo de saída nas sextas-feiras para uma localidade rural, esta ação é comunicada a localidade por meio dos programas de rádio, aplicativos e agentes comunitários de saúde (ACS), em cada território é escolhido uma parada em pontos estratégicos como igrejas, praças, casa do ACS. As vacinas são acondicionadas com segurança dentro de caixas térmicas, a equipe usa formulário com os dados de cada pessoa, se no local tiver um ponto de acesso à internet será feito o cadastro no Saúde Digital no local, caso não tenha, este cadastro será feito na UBS ou Secretaria de Saúde. O registro da vacina é feito em um cartão de vacina que consta o dados da vacina e a data da segunda dose.

Resultados

Nos meses de Janeiro e Fevereiro de 2022 , foram visitadas as comunidades de: Missão Nova, Quimami, Pintado, Aleixo, Riacho Seco, Gameleira , Jamacaru e sede do município, sendo realizadas 521 primeiras doses. Estas foram aplicadas, contemplando as faixas etárias de 12 a 95 anos. Entre os vacinados, 175 não tinham feito cadastro no Saúde Digital ou seja 34 %, sendo entre esses 58 pessoas analfabetas. A Rural da Vacina trouxe ao missãovelhence um momento de nostalgia para aqueles que por muito tempo usaram o transporte da rural , bem como trouxe a garantia do acesso a vacina contra a covid19.

Conclusões

A iniciativa conseguiu atingir e ampliar o acesso ao imunológico contra covid 19, através de um chamado com conotação lúdica para atrair esta parte da população que estava à margem, como tambem garantiu o cadastro individual no Saúde Digital aqueles que não tinha acesso a internet em seus territórios. A estratégia deu oportunidade de ampliar a cobertura vacinal e diminuir o risco de novos casos graves e aumento de óbitos com covid 19. A garantia da equidade requer da gestão pública estratégias que venham captar a população que ainda vive a margem dos avanços tecnológicos para que esses avanços não se tornem mais uma abismo para uma saúde de qualidade e eficiente.

Palavras-chave

Vacina, Covid 19, Rural da Vacina, Meio de Transporte, Saúde Digital