Logo do ConasemsLogo do SUS
Porto Velho - RO

FARM@PUB - SISTEMA DE CONSULTA E LOCALIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS EM TEMPO REAL NA REDE DE FARMÁCIAS MUNICIPAL

Autor(a): LÍGIA FERNANDES ARRUDA SILVEIRA PEREIRA

Coautor(a): SAULO ROBERTO FARIA DO NASCIMENTO, MOACIR BISHOP CAMATA, JONAS NINK BARROS

Ano: 2018

Apresentação/Introdução

Considerando a Lei nº 12.527/11 que regulamenta o direito constitucional de acesso às informações públicas, o município de Porto Velho com 29 unidades de farmácias dispensadoras de medicamentos na área urbana, através da Assistência Farmacêutica desenvolveu em parceria com programadores da CMTI um sistema que informasse aos usuários do SUS em Tempo Real a disponibilidade do medicamento na rede.

Objetivos

Oferecer ao paciente acessibilidade de informações sobre a disponibilidade do medicamento que foi prescrito e qual farmácia encontrar, ofertando a ele o conhecimento da unidade de farmácia municipal que possuí o seu medicamento.

Metodologia

Inicialmente, visando a necessidade da Assistência Farmacêutica de controle de estoque e dispensação de medicamentos nas unidades de farmácias municipais, foi criado a "custo zero" um sistema chamado SISFARMA, que absorve as necessidades da logística de medicamentos na rede. Após a implantação do SISFARMA, surgiu a ideia de criar um link de acesso ao SISFARMA dessas unidades interligadas na rede para ser disponibilizado à população através da internet pelo link http://farmapub.portovelho.ro.gov.br. O link farm@pub funciona como uma ferramenta de consulta pelo medicamento e pela localização da farmácia que tem o mesmo em estoque, assim como a quantidade disponível.

Resultados

Com o link "farm@pub" em plena atividade de acesso, essa ferramenta de consulta facilitou à população um acolhimento adequado e com respeito, atribuindo a ele o direito de acesso com a oferta de informações sobre a localização do seu insumo, evitando assim que o paciente não tenha um desgaste desnecessário no itinerário em busca do medicamento em todas as unidades de farmácias municipais.

Conclusões

Essa ferramenta "farm@pub" tem muita relevância se considerarmos a importância no atendimento às demandas de acessibilidade em busca pela localização do medicamento na rede de saúde municipal. Processo este que coordena um direcionamento ao usuário na rede como autor participativo do processo de forma a acolhê- lo com respeito dando a ele o direito a informação para que ele não se perda na rede.

Palavras-chave