Apresentação/Introdução
O Ministério da Saúde institui a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como estratégia do sistema único de saúde para a formação e o desenvolvimento dos trabalhadores para o setor. A Secretaria de Saúde, adotou como estratégia de fortalecimento da Atenção Básica, a política supracitada, focando principalmente a transformação das práticas dos serviços no âmbito do acolhimento.
Objetivos
Relatar experiência no que se refere as atividades de Educação Permanente em Saúde, considerando o acolhimento a demanda espontânea, através dos eixos: dispositivo de reorganização, processo de trabalho em equipe, resolutividade e postura.
Metodologia
Trata-se de um estudo descritivo, o qual aborda a vivência de profissionais da atenção básica de Santa Rita-PB, acerca das fragilidades no acolhimento. As atividades descritas foram realizadas no mês de janeiro de 2018, através do planejamento estratégico situacional, seguindo os momentos: Explicativo, Normativo, Estratégico e Tático-operacional. Inicialmente, participamos das reuniões de equipe, encaminhando uma oficina de intervenção sobre qualidade no atendimento ao usuário com ênfase no acolhimento, utilizando a exposição de painéis de apresentação, como também dando ênfase a metodologia ativa. Asseguramos a continuidade das reuniões de equipe com a presença da gestão.
Resultados
As intervenções implicaram positivamente na melhoria da resolutividade, acolhimento e acesso nas unidades. Realizamos monitoramento através de conversas nas salas de espera com os usuários, assessoria de comunicação do município e Núcleo de Monitoramento e avaliação de indicadores de saúde. Pôde-se observar enquanto potencialidades inerente a educação permanente em saúde: Maior resolubilidade aos problemas apresentados pelo usuário, mesmo que seja necessário atendimento por outros profissionais e/ou em outros serviços; Corresponsabilidade no processo saúde-doença e oferta de soluções possíveis; Diminuição do número de reclamações no que concerne ao acolhimento, entre outros.
Conclusões
Neste trabalho, foi possível observar que a postura acolhedora implica em estar atento às diversidades. Foi possível desenvolver e aperfeiçoar habilidades e atitudes necessárias para a prática de um profissional acolhedor, propiciando relacionar teoria e prática, e, através disso, buscou-se realizar uma atenção integral à saúde, pautada no acolhimento como dispositivo da Política Nacional de Humanização.