Logo do ConasemsLogo do SUS
Camaragibe - PE

PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NA SAÚDE PÚBLICA DE CAMARAGIBE-PE: QUALIFICANDO, USANDO E OFERTANDO

Autor(a): Leonardo Jeronimo de Queiroz Teles da Silva

Coautor(a): Augemira Angelica de Souza, Keyla Batista Galindo Sena, Lucia Helena Silveira, Maria do Socorro Monteiro Freire

Ano: 2018

Apresentação/Introdução

As Práticas Integrativas Complementares em Camaragibe-PE crescem na Atenção Básica como uma forma de fazer saúde, proporcionando aos profissionais e população a visão de um encontro com a ciência moderna, tradições milenares e a arte. As práticas em saúde foram potencializadas com a criação de um espaço para os servidores municipais, através das PICS, melhorando a condição de saúde, desempenho.

Objetivos

Expandir as PICS para 100% das UBS em Camaragibe; Qualificar os profissionais da rede de atenção à saúde em PICS; Ampliar a oferta de cuidados alternativos para a população; Fortalecer a utilização das PICS na Atenção Básica.

Metodologia

Foi realizado escuta qualificada, individual, em servidores lotados na sede da Prefeitura de Camaragibe identificando alto nível de estresse no cotidiano profissional. A partir desta constatação foi criado o “Espaço do Servidor”, onde são ofertados cuidados através de massoterapia, acupuntura, reiki, auriculoterapia, dentre outras. Para a expansão da oferta das PICS para a população, a secretaria de saúde ofertou curso de auriculoterapia para as Equipes de Atenção Básica, com entrega de material para os profissionais. O monitoramento da oferta de cuidados com as PICS na AB é realizado através da produção do e-SUS AB e no Espaço do servidor através de pesquisa de satisfação.

Resultados

A Secretaria de Saúde de Camaragibe qualificou em auriculoterapia, 70 profissionais da rede da Atenção Básica e Núcleo de Apoio à Saúde da Família-NASF, ampliando a oferta dessa prática a população em 100%. O espaço do servidor possui 3 terapeutas holísticos e foram ofertados 15.840 atendimentos, desde a sua implantação em março de 2017. Foi identificado, através de relato dos servidores que utilizaram o serviço, melhora no desempenho no trabalho, redução do estresse e das queixas de dores, melhora na qualidade do sono, diminuição dos conflitos interpessoais, redução de faltas ao trabalho, entre outros.

Conclusões

As práticas integrativas têm se tornado alternativa de cuidado em saúde em Camaragibe, mostrando que é possível sair do modelo hegemônico com a construção de novos dispositivos, capazes de promover mudanças na qualidade de vida das pessoas. Os profissionais envolvidos são impulsionados pela participação ativa em um processo capaz de mostrar que são possíveis outras formas de aprender, praticar e cuidar da saúde, de si e dos outros.

Palavras-chave