Logo do ConasemsLogo do SUS
Mineiros - GO

SABERES E SABORES” – OFICINA DE CULINÁRIA TERAPÊUTICA DO SUS

Autor(a): Terezinha Batista de Sousa

Coautor(a): Pâmela Moraes Oliveira

Ano: 2018

Apresentação/Introdução

APESAR DE A OBESIDADE ESTAR RELACIONADA A FATORES GENÉTICOS, HÁ IMPORTANTE INFLUÊNCIA SIGNIFICATIVA DO SEDENTARISMO E DE PADRÕES ALIMENTARES INADEQUADOS NO AUMENTO DOS ÍNDICES BRASILEIROS. FORTE ALIADO NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS, O CONSUMO DE FRUTAS E HORTALIÇAS ESTÁ SENDO DEIXADO DE LADO POR UMA BOA PARTE DOS BRASILEIROS. APENAS 22,7% DA POPULAÇÃO INGEREM A PORÇÃO DIÁRIA

Objetivos

ESTIMULAR A COMUNIDADE EM GERAL A ADOTAR HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS; INCENTIVAR OS GRUPOS FAMILIARES NA PROMOÇÃO DA SAÚDE, ATRAVÉS DA BUSCA PELO BEM ESTAR, COM ADOÇÃO DE CARDÁPIOS MAIS LEVES, PORÉM NUTRITIVOS.

Metodologia

INICIALMENTE, AS OFICINAS SERÃO REALIZADAS NAS SALAS DE ESPERAS DAS UBS. APÓS A FORMAÇÃO DOS GRUPOS, AS MESMAS SERÃO REALIZADAS NAS ACADEMIAS DA SAÚDE.1 – PROCESSO DE ESCUTA/2- PROBLEMATIZAÇÃO/3- REFLEXÃO/- COM A PARTICIPAÇÃO DE IDOSOS E PESSOAS COM DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS (DCNT) QUANDO O GRUPO JÁ ESTIVER FORMADO. ESCUTAR - A ESCUTA RESPEITOSA DOS USUÁRIOS NOS GRUPOS PROVOCA UMA REFLEXÃO SOBRE O CONHECIMENTO PRÉVIO DESSAS PESSOAS DIANTE DOS PROCESSOS SAÚDE/DOENÇA E DE SUA RELAÇÃO COM AS INFORMAÇÕES ALIMENTARES. PARA CONHECER MELHOR O COTIDIANO DESSAS PESSOAS, UTILIZAREMOS ATIVIDADES DE DRAMATIZAÇÃO, COLAGEM, PINTURA.

Resultados

OBSERVAMOS DURANTE O TRABALHO QUE VEM SENDO REALIZADO, A INTEGRAÇÃO DA POPULAÇÃO COM OS PROFISSIONAIS DO SUS, DESPERTANDO O INTERESSE PELAS RECEITAS REALIZADAS; VIMOS TAMBÉM O CRESCENTE INTERESSE DO PÚBLICO ABORDADO EM APRENDEREM RECEITAS SAUDÁVEIS E ADQUIRIREM ALGUNS INSTRUMENTOS UTILIZADOS NAS OFICINAS; VERIFICAMOS AINDA QUE AS PESSOAS SE DIVERTEM DURANTE AS AÇÕES, MELHORAM O HUMOR, SORRIEM E INTERAGEM COM OS PERSONAGENS DAS OFICINAS, ATRAVÉS DE TEATRO, MÚSICA, POESIA E CLARO, A COZINHA COM AMOR. PERCEBEMOS QUE A OFICINA DE CULINÁRIA TERAPÊUTICA VEM SUPERANDO NOSSAS PRÓPRIAS EXPECTATIVAS NO PONTO EM QUE AMPLIOU HORIZONTES.

Conclusões

A OFICINA DE CULINÁRIA TERAPÊUTICA – SABERES E SABORES DO SUS VEM FAVORECENDO GRANDES APRENDIZADOS, ATRAVÉS DA PROMOÇÃO DE TROCA DE SABERES, LEVANDO INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO E AO MESMO TEMPO, CONTRIBUINDO PARA A DIMINUIÇÃO DOS INDICADORES DE OBESIDADE, HIPERTENSÃO E DIABETES E, SOBRETUDO, FORTALECENDO O VÍNCULO DO NASF-AB COM AS ESF, TENDO A EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE COMO POSSIBILIDADE DE AUMENTAR OS ESPAÇOS DE DIÁLOGO.

Palavras-chave