Logo do ConasemsLogo do SUS
Trindade - GO

INTERSETORIALIDADE NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DA SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA MÃOS SOLIDÁRIAS EM TRINDADE/GO.

Autor(a): AMANDA AZEVEDO MARQUES

Coautor(a): GERCILENE FERREIRA, GISELLE DA COSTA SILVA, LARISSE MONIQUE MONTEIRO, JANAÍNA AFRA COSTA E SILVA, ANNA CARLA DE AQUINO PEREIRA

Ano: 2018

Apresentação/Introdução

O PROGRAMA MÃOS SOLIDÁRIAS FOI CRIADO PELA LEI 1.798/17 EM TRINDADE/GO, MEDIANTE ARTICULAÇÃO DO PODER PÚBLICO E SOCIEDADE, PARA O ATENDIMENTO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS, INCLUINDO CUIDADO EM SAÚDE E REFORMA DA RESIDÊNCIA. NA SAÚDE, O PROGRAMA MELHOR EM CASA REALIZA REABILITAÇÃO MOTORA E NEUROLÓGICA, PROPORCIONANDO UM CUIDADO INTEGRAL, REDUZINDO INFECÇÕES E HOSPITALIZAÇÕES.

Objetivos

REALIZAR AÇÕES INTERSETORIAIS, CONSIDERANDO AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL EM ARTICULAÇÃO COM A SOCIEDADE CIVIL, PROPORCIONANDO MELHOR QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS E MOBILIDADE REDUZIDA.

Metodologia

MEDIANTE A IDENTIFICAÇÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS, UMA EQUIPE TÉC. (MÉDICO, ASSISTENTE SOCIAL E ENGENHEIRO) REALIZA UMA VISITA PARA AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE E MORADIA. NO QUE TANGE À SAÚDE, O PACIENTE É ASSISTIDO POR EQUIPE MULTIDISCIPLINAR COMPOSTA POR MÉDICO, ENFERMEIRO, TÉC. EM ENFERMAGEM, FISIOTERAPEUTA, NUTRICIONISTA, PSICÓLOGO, FONOAUDIÓLOGO E ODONTÓLOGO. POR OUTRO LADO, A SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA CUIDA DA REFORMA RESIDENCIAL (CONSTRUÇÃO DE RAMPAS, BARRAS FIXAS, BANHEIROS ADAPTADOS, DENTRE OUTROS). OS MATERIAIS SÃO CEDIDOS PELOS COMERCIANTES LOCAIS E TAMBÉM PELA POPULAÇÃO EM GERAL, AO PASSO QUE A PREFEITURA DISPONIBILIZA OS OPERÁRIOS PARA A EXECUÇÃO DA OBRA.

Resultados

O PROJETO MÃOS SOLIDÁRIAS FOI CRIADO RECENTEMENTE. ENTRETANTO, 8 FAMÍLIAS JÁ FORAM BENEFICIADAS E OS RELATOS SÃO DE GRANDE SATISFAÇÃO PELO CUIDADO RECEBIDO, TANTO NO ASPECTO DA SAÚDE QUANTO NO QUE DIZ RESPEITO A REFORMA DA RESIDÊNCIA. FOI POSSÍVEL GARANTIR MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA E ACESSIBILIDADE NO AMBIENTE DOMICILIAR, ALÉM DE QUALIFICAR O CUIDADO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS E SEUS FAMILIARES. O QUE NORTEIA ESTA ANÁLISE É A APREENSÃO DE COMO ESTÁ SE AJUSTANDO A INTERSETORIALIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EM CONJUNTO COM A SOCIEDADE, E EM QUE MEDIDA ESSA ARTICULAÇÃO AUXILIA NO CUIDADO DAS POPULAÇÕES MAIS VULNERÁVEIS, COM VISTAS AO ENFRENTAMENTO DAS INIQÜIDADES EM SAÚDE.

Conclusões

CONCLUI-SE ASSIM QUE A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA MÃOS SOLIDÁRIAS TEM MOSTRADO A IMPORTÂNCIA DAS AÇÕES INTERSETORIAIS PARA QUALIFICAR O PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E CONTROLE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS, GARANTIDO MAIOR ÊXITO E RACIONALIZAÇÃO DOS RECURSOS DISPONÍVEIS EM PROL DAS POPULAÇÕES MAIS VULNERÁVEIS. OS RESULTADOS ALCANÇADOS ATÉ O MOMENTO ENCORAJAM A AMPLIAÇÃO DO PROGRAMA E CONSTANTE AVALIAÇÃO DE EFETIVIDADE FRENTE ÀS DEMANDAS LOCAIS.

Palavras-chave