Apresentação/Introdução
O PROGRAMA ACADEMIA DA SAÚDE, LANÇADO EM 2011, É UMA ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E PRODUÇÃO DO CUIDADO QUE FUNCIONA COM A IMPLANTAÇÃO DE ESPAÇOS PÚBLICOS CONHECIDOS COMO POLOS DO PROGRAMA ACADEMIA DA SAÚDE. O MUNICÍPIO DE GOIANÉSIA POSSUI 1 (UM) PÓLO DA ACADEMIA DA SAÚDE COM INFRAESTRUTURA, EQUIPAMENTOS E PROFISSIONAIS QUALIFICADOS, QUE ATENDE A COMUNIDADE LOCAL.
Objetivos
AMPLIAR O ACESSO DA POPULAÇÃO ÀS AÇÕES COLETIVAS QUE PROMOVAM A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA E ALTERAÇÃO DA ROTINA SEDENTÁRIA DA COMUNIDADE, REALIZANDO TRABALHO COLETIVO EM SAÚDE PREVENTIVA, COM O INTUITO DE PREVENIR PATOLOGIAS.
Metodologia
DE FORMA SISTÊMICA FOI CONSTRUÍDO O CRONOGRAMA DE AÇÕES, EM RESPOSTA AO LEVANTAMENTO DE DADOS JUNTO ÀS EQUIPES DE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA E NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA – NASF O CRONOGRAMA ELABORADO, COM DIAS E HORÁRIOS DE TODAS AS MODALIDADES AÇÕESREALIZADAS NO POLO DA ACADEMIA DA SAÚDE DE GOIANÉSIA FOI AMPLAMENTE DIVULGADO ATRAVÉS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO LOCAL E FOLDERS, EXPANDINDO A TODA A POPULAÇÃO O ACESSO ÀS INFORMAÇÕES DO PROGRAMA, FACILITANDO A ESCOLHA DAS MODALIDADES QUE MAIS ATENDERIAM SUAS NECESSIDADES. EM PARCERIA COM AS EQUIPES DO NASF E DO ESF FORAM REALIZADAS TRIAGEM, ONDE IDENTIFICAMOS ENTRE A POPULAÇÃO OUTROS POSSÍVEIS PARTICIPANTES DAS MODALIDADES DO POLO.
Resultados
ATRAVÉS DAS AVALIAÇÕES E MONITORAMENTO DOS RESULTADOS, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR QUE CERCA DE 92% DOS PARTICIPANTES OBTIVERAM MELHORA EM SEU QUADRO CLÍNICO, RELATANDO UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA,REDUÇÃO NO USO MEDICAMENTOSO, E/OU POTENCIALIZAÇÃO DA AÇÃO DOS MEDICAMENTOS PRESCRITOS ANTERIORMENTE.
Conclusões
A PARTIR DO EXPOSTO, VERIFICA-SE QUE COM A PRÁTICA REGULAR DE ATIVIDADE FÍSICA, ORIENTADA POR PROFISSIONAIS CAPACITADOS E UTILIZANDO MATERIAIS ESPECÍFICOS PARA CADA MODALIDADE, É POSSÍVEL OBTER UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA E MELHORAR DE FORMA SIGNIFICATIVA A SITUAÇÃO DE SAÚDE DE CADA INDIVÍDUO E DE UMA COMUNIDADE. QUANDO A REDE DESENVOLVE AÇÕES CONJUNTAS, ALINHADAS À NECESSIDADE DA POPULAÇÃO