Apresentação/Introdução
Em 2014 iniciamos o projeto com a proposta de uma Tenda expondo alimentos saudáveis e chás para à comunidade. O projeto farmácia natural foi desenvolvido como forma de promover mais saúde através da alimentação saudável e resgatar o uso de plantas medicinais. As ações do projeto visam à promoção da saúde, dão ênfase na atenção primária, na humanização e na concepção de saúde integral.
Objetivos
Fortalecer a implantação das Práticas Integrativas e Complementares (PICs) na rede municipal de saúde; realizar uma pesquisa para estudar as plantas medicinais mais utilizadas nas comunidades; desenvolver ações educativas visando à promoção da saúde.
Metodologia
As atividades do projeto são desenvolvidas em grupo nas Unidades Básicas de Saúde. Realizamos a pesquisa sobre as plantas mais utilizadas no município, e elaboramos a cartilha que contém 51 plantas medicinais. Estão sendo desenvolvidas ações educativas com as equipes de saúde e comunidade, como a Tenda das PICs na praia, oficinas na comunidade e escolas. A Oficina de Fitoterapia é um momento de trocas de saberes, orientações sobre a correta preparação de fitoterápicos como chás e hortas de plantas medicinais. Para manutenção das hortas foram adquiridas sete composteiras que produzem adubo; a reciclagem do lixo orgânico é importante para o meio ambiente, além de promoção da saúde.
Resultados
Em 2015, o projeto foi premiado pelo Inovasus, no valor de R$80.000,00 (4º lugar na Região Sul). Os objetivos propostos foram alcançados, o fortalecimento da implantação das Práticas Integrativas e Complementares (PICs) na rede municipal de saúde, sendo instituído o Programa Municipal de PICs através da Lei nº 616, de 18 de agosto de 2017. Através deste projeto, temos como resultado o resgate do uso de plantas medicinais, incentivando as hortas de plantas medicinais, além de promover educação em saúde. O reconhecimento dos gestores sobre a importância das PICs, o interesse dos profissionais pelas PICs, e a participação da comunidade nas ações de saúde.
Conclusões
Sabemos que as PICs têm resultados excelentes na saúde pública e principalmente na atenção básica, fazem parte do discurso e da gestão de secretarias estaduais e municipais. O projeto está transformando a visão biomédica, conseguimos inserir mais um fitoterápico na rede. Estamos fortalecendo as PICs, sensibilizando os profissionais de saúde e comunidade. Pretende-se o fortalecimento da promoção da saúde priorizando a qualidade de vida.