Logo do ConasemsLogo do SUS
Icapuí - CE

MONITORAMENTO VACINAL EM TEMPO REAL

Autor(a): Ana Nery Rodrigues Reis

Coautor(a): Ana Carla de Freitas, Paula Celly Aguiar Santos, Rubenio Diego Freitas Rebouças, Lourdes Maria Barbosa Reis, Maria Madeleide da Silva

Ano: 2022

Apresentação/Introdução

Para que as doenças imunopreveníveis sejam controladas, eliminadas ou erradicadas, é necessária uma adequada cobertura vacinal, capaz de impedir a circulação dos agentes patogênicos entre a população. O monitoramento das coberturas vacinais se constitui uma atividade de rotina no âmbito da gestão do Programa Nacional de Imunizações (PNI) no Ministério da Saúde (MS) juntamente com as secretarias de saúde dos estados e municípios. Essa estratégia se dá de forma contínua e regular, porém, os resultados dessa atividade repercutem para o aperfeiçoamento dos serviços in loco. O município de Icapuí está localizado a leste do estado do Ceará, com população estimada para 2021 de 20.183 habitantes e possui 1.253 crianças menores de 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias). É inquestionável a relevância que a vacinação tem na proteção à saúde e na prevenção de doenças imunopreviníveis, em especial durante a infância. Tendo em vista isso, o monitoramento vacinal propicia o aperfeiçoamento dos serviços no território, visto que ocorre de forma longitudinal e se fundamenta em resgatar os não vacinados contribuindo para a redução das patologias que são possíveis prevenir através da vacinação.

Objetivos

Melhorar as informações acerca da cobertura vacinal das crianças abaixo de cinco anos (4 anos 11 meses e 29 dias) Favorecer a proteção das doenças imunopreviníveis no público alvo Monitorar em tempo real crianças aptas à vacinação e que apresentam vacina atrasada, bem como realizar busca ativa das crianças faltosas à vacina.

Metodologia

Para alcance dos objetivos, bem como mudança do panorama, foi construída uma planilha no Excel, armazenada e compartilhada em nuvem, a qual permite a inserção dos dados das crianças pelas Unidades de Atenção primária à Saúde (UAPS) de cada território adscrito no âmbito do município de Icapuí, a implantação se deu em julho de 2021. A mesma permite inserir dados tais como: UAPS a qual a criança está vinculada, agente comunitário de saúde, nome completo, data de nascimento, nome da mãe, Cartão Nacional do SUS (CNS), imunobiológico administrado e data correspondente da aplicação, bem como o quantitativo de dias para a próxima dose e/ou os dias em atraso e por fim o status vacinal.

Resultados

Em virtude da falta de alguns imunobiológicos, houve uma diminuição na cobertura de algumas vacinas, em especial a pentavalente, que é de suma importância para as crianças menores de um ano. A partir dos dados coletados no SIPNI, foi possível fazer um comparativo por quadrimestre em 2021, dos principais imunobiológicos. A partir dos dados coletados no SIPNI, foi possível fazer um comparativo por quadrimestre, no ano de 2021, dos principais imunobiológicos. Destacando-se algumas vacinas, que mais tiveram impacto positivo após a aplicabilidade da planilha. A vacina inativada contra a poliomielite, no primeiro quadrimestre apresentou percentual de cobertura de 86,94%, chegando ao terceiro quadrimestre com 99,18%. Já a meningocócica possuía 73,47% no primeiro quadrimestre e apresentou um aumento, 76,73% no terceiro quadrimestre. Apresentando grande ênfase, a pentavalente, como já citada anteriormente, no primeiro quadrimestre tinha taxa de cobertura de 47,76%, com aumento expressivo no terceiro quadrimestre de 74,29%.

Conclusões

O Monitoramento Vacinal em Tempo Real, permitiu conhecer a situação vacinal real das crianças menores de cinco anos (4 anos 11 meses e 29 dias) de cada território em curto período de tempo, a partir da informação contida na planilha. Essa estratégia promoveu a integralidade e o acesso igualitário para a promoção integral à saúde da criança e consiste uma das bases principais da atenção primária, que tem como intuito reduzir as taxas de morbimortalidade infantil por doenças preveníeis para que a criança se desenvolva bem. Com a implantação dessa planilha, nos possibilitou desenvolver estratégias de intervenção que permitam o resgate dos não vacinados ou com vacina em atraso, bem como a correção e adequação dos aspectos operacionais. E por sem uma planilha com compartilhamento em nuvem, possibilitou a governança e a distribuição equânime dos imunobiológicos dentre as equipes de Atenção Primária à Saúde que compõe o município de Icapuí.

Palavras-chave

Vacinação Infantil. Monitoramento vacinal em tempo real. Cobertura Vacinal.