Logo do ConasemsLogo do SUS
Mâncio Lima - AC

SAÚDE ITINERANTE DE MÂNCIO LIMA – LEVANDO SAÚDE AS COMUNIDADES RURAIS RIBEIRINHAS.

Autor(a): CRIS MARRONE LEITE DE OLIVEIRA

Coautor(a): Alderly Costa Souza, Abraão do Amaral Pinheiro, Erlan Ferreira de Araújo

Ano: 2022

Apresentação/Introdução

Mâncio Lima no ano de 2021 tem uma estimativa populacional de 19.643 habitantes, sendo o município mais distante da capital, denominado o ponto mais ocidental do país. Está ligado diretamente com o município de Cruzeiro do Sul pela AC-405, pavimentada, com uma distância de 34 km. Distante, 700 Km da capital Rio Branco, tendo seu acesso por via terrestre pela BR – 364, e por via aérea, através do aeroporto internacional de Cruzeiro do Sul, a aproximadamente 20 Km, pela Rodovia Estadual AC-405, classificado tipologicamente como rural adjacente, com aproximadamente 40% da população vivendo em áreas rurais e ribeirinhas. Em relação a gestão municipal da saúde, Mâncio Lima, atualmente conta com, 07 (Sete) Equipes Saúde da Família, 01 (Um) Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), 02 (dois) Núcleos Academia da Saúde; 01 (um) Núcleo de Apoio ao Programa Saúde da Família (NASF), 01 (um) Posto de Saúde localizados na Zona Rural e Fluvial. A Secretaria Municipal de Saúde de ML, observou ao longo dos anos a dificuldade de acesso da população ribeirinha dos rios Moa e Azul aos serviços de saúde e ao baixo número de atendimentos a população na UBS Ribeirinha, foi desenvolvimento então o projeto de Saúde Itinerante de Mâncio Lima, que buscou inovar e solucionar o problema levando o serviço Multiprofissional de saúde nas comunidades, garantindo o direito a saúde a todos.

Objetivos

Objetivo Geral: •Garantir à população ribeirinha, de forma diferenciada, promoção a saúde e melhor acesso aos serviços básicos, suprimindo a demanda reprimida em saúde imposta circunstancialmente a esta população localizada em áreas de difícil acesso. Objetivos específicos: •Melhorar o acesso da comunidade aos serviços primários de saúde; •Garantir uma melhor qualidade no atendimento; •Aumentar a cobertura populacional das ações prioritárias de Atenção Básica; •Promover eventos relacionados à educação em saúde; e •Melhorar os indicadores de saúde pactuados.

Metodologia

Uma vez a cada bimestre, a equipe de saúde itinerante composta por médico(a), enfermeiro(a), odontólogo (a), auxiliar bucal, técnicos de enfermagem, planejam-se para realizar atendimentos nas comunidades ribeirinhas, sendo que eventualmente, conforme a necessidade disponibiliza-se outros profissionais nos atendimentos futuros, seguindo cronograma com nomes das localidades e dias em que a equipe estará em cada comunidade, divulgado pelos meios de comunicação que a população tem acesso: rádio. O descolamento acontece em embarcações adaptadas, partindo do porto da cidade, com previsão de 15 dias de atendimentos, sendo estimado que, se gastam 11 horas para percorrer a distância até a última comunidade assistida. São utilizados pontos de apoio definidos como referência comum a toda comunidade, sendo normalmente nas escolas e sedes comunitárias, durante os atendimentos são ofertados procedimentos básicos em saúde: pré-natal; odontológico, inclusive com atendimento e distribuição de próteses dentárias como parte das ações de implantação do Laboratório Regional de Próteses Dentárias-LRPD e atendimento ambulatorial. Parte deste atendimento conta também com o assistencialismo, onde, pacientes quando referenciados por esta equipe, são acolhidos em pontos de atendimento na cidade, recebendo auxílio para realização de exames laboratoriais e com cooperação da instituição de referência em Assistência Social do município, são garantidos mantimentos para estádia destes durante todo processo.

Resultados

Desde o segundo semestre do ano de 2018 é criada iniciativa de formação de uma Equipe multiprofissional de saúde, para ações itinerantes na zona ribeirinha, nos dias atuais a equipe atende 25 comunidades localizadas as margens dos rios Moa e Azul e seus afluentes, tendo uma população estimada de 2.443 habitantes, antes da implementação do projeto apenas 10% desta população era assistida, atualmente 94% deste público recebem os atendimentos básicos em saúde, aumentando significativamente o número de atendimentos. Os atendimentos ofertados contribuíram para ampliação do número de consultas do pré – natal, redução da taxa de natalidade (planejamento familiar), aumento da cobertura vacinal de crianças, aumento no número de atendimentos relacionados a saúde do homem, aumento do numero de coleta de material citopatológico, redução do número de doenças relacionadas ao consumo de água e alimentos contaminados, redução no número de internações por condições sensíveis à atenção básica, melhoramento dos indicadores de saúde bucal, com redução no número de exodontias e fornecimento de próteses dentárias, além do fortalecimento das ações de educação em saúde. Com o desenvolvimento das atividades do projeto, as comunidades estão recebendo um atendimento com base nas necessidades específicas do território, possibilitando que sejam identificados agravos precocemente, recebendo o devido tratamento ou realizado os encaminhamentos que se fizerem necessários a atenção secundaria/terciaria.

Conclusões

Tendo em vista que um dos principais objetivos do trabalho executado é oferecer serviços de qualidade a população, a gestão municipal se atentou as necessidades desta, seguindo os princípios do SUS: Universalidade, Equidade, Integralidade, Descentralização e Regionalização. Com isto, este torna-se um projeto eficaz e necessário no que diz respeito a oferecer serviços de qualidade a população ribeirinha. A execução e sua continuação proporcionou uma maior e mais ampla cobertura dos serviços a uma população por muitas vezes negligenciada, devido o difícil acesso e aos seus recursos limitados. Tendo em vista os inúmeros benefícios que o projeto trouxe para a saúde de Mâncio Lima, destaca-se a importância da atuação e investimentos dos poderes municipal, estadual e federal, com a disponibilidade de profissionais técnicos em saúde, recursos financeiros e administrativos. A equipe multiprofissional itinerante até o presente momento continua atuando na área ribeirinha de Mâncio Lima, realizando os serviços de promoção e prevenção a saúde, assim, fornecendo dados clínicos e epidemiológicos importantes para a tomada de decisão da gestão municipal, para aperfeiçoar o serviço que está sendo ofertado.

Palavras-chave

Itinerante, ribeirinha, demanda reprimida, saúde.