Apresentação/Introdução
A AB POR SER A PRINCIPAL ORDENADORA DE REDE DE ATENÇÃO EM SAÚDE E PRINCIPAL PORTA DE ACESSO DO PACIENTE TEM FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA NO ESTREITAMENTO DO VÍNCULO ENTRE PROFISSIONAIS E USUÁRIOS DIANTE DA CRESCENTE DEMANDA DOS TRANSTORNOS COMPORTAMENTAIS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ORIUNDAS DA EDUCAÇÃO ONDE OS PROFESSORES TÊM SOFRIDO COM SUPERLOTAÇÃO DE SALAS DE AULAS.
Objetivos
ORDENAR O FLUXO DE ATENDIMENTO PSICOTERAPÊUTICO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO ÂMBITO MUNICIPAL.
Metodologia
PROFISSIONAIS DE PSICOLOGIA DO NASF E CAPS FAZEM REUNIÕES SEMANAIS NAS UBS NUMA ESCALA PREDETERMINADA COM PAIS QUE BUSCAM TERAPIA E TRATAMENTO PARA SEUS FILHOS COM DIAGNÓSTICO DE TDHA ORIUNDOS DA REDE DE ENSINO MUNICIPAL. O PRIMEIRO CONTATO É FEITO COM OS PAIS E/OU RESPONSÁVEIS. NUM SEGUNDO MOMENTO O CONTATO É COM A CRIANÇA OU ADOLESCENTE. O TERCEIRO CONTATO COM O PROFESSOR. EM SEGUIDA AS PROFISSIONAIS DISCUTEM OS CASOS E ORDENAM/ENCAMINHAM PARA OS POSSÍVEIS SERVIÇOS: • ACOMPANHAMENTO NO CAPS; • APOIO DO NASF; • AMBULATÓRIO DE PSIQUIATRIA.
Resultados
• ORDENAÇÃO DO FLUXO DE ATENDIMENTO E TRABALHO DO NASF • MAIOR INTEGRAÇÃO ENTRE AB / NASF / CAPS • DESMITIFICAÇÃO DO TRABALHO DO CAPS • DIMINUIÇÃO DA PROCURA PELO AMBULATÓRIO DE PSIQUIATRIA • DIMINUIÇÃO DA MEDICALIZAÇÃO • MELHOR APROVEITAMENTO DA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL • INTEGRAÇÃO INTER SETORIAL DA SAÚDE, EDUCAÇÃO, ASSISTÊNCIA SOCIAL E CONSELHO TUTELAR
Conclusões
VI- A EXPERIÊNCIA MOSTRA QUE DIANTE DA VARIABILIDADE DE CONDIÇÕES PSICOSSOCIAIS DAS FAMÍLIAS, AS MUDANÇAS POR QUE PASSA ESSE PERFIL FAMILIAR, AS MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO DENTRO DO LAR, AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES EM SALA DE AULA QUE NÃO TEM TIDO PREPARO PSICOPEDAGÓGICO ADEQUADO E SATISFATÓRIO, A AUSÊNCIA DOS PAIS NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO DE SEUS FILHOS