Logo do ConasemsLogo do SUS
Abaré - BA

IMPLANTAÇÃO DO TRATAMENTO DA AURICULOTERAPIA COM SEMENTES DE MOSTARDA COM O GRUPO DOS PROFISSIONAIS DAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE ABARÉ-BA.

Autor(a): Leina Samira da Cruz Souza

Coautor(a): Érica Alves Rodrigues Ferreira

Ano: 2018

Apresentação/Introdução

No município de Abaré-BA, a Auriculoterapia se deu quando 2 profissionais do NASF e 01 da AB, se interessaram e se inscreveram no curso ofertado pelo MS, fizeram os 5 módulos EAD, no final houve 5h de aula presencial, onde foi esplanada a teoria e a prática. Resolveram implantar esse tipo de PIC nas unidades básicas de saúde, tendo como publico alvo os profissionais de saúde.

Objetivos

Avaliar a efetividade da técnica da auriculoterapia na redução das queixas dos profissionais de saúde das unidades básicas, fortalecendo o vinculo entre os profissionais de saúde.

Metodologia

Este projeto trata-se de um relato de experiência de implantação do tratamento da auriculoterapia, umas das práticas integrativas e complementares da medicina tradicional chinesa (MTC). foram selecionadas quatro unidades básicas de saúde (cinquenta por cento), tendo como público alvo 50 profissionais de ambos os sexos, destas UBS, com idade entre 26 e 64 anos. A inclusão desse grupo se deu a partir da necessidade da divulgação da auriculoterapia na atenção básica e do autocuidado para essa demanda.

Resultados

Percebeu-se o reconhecimento dos usuários quanto uma melhora na resposta clínica, como: dores no geral, vícios/mania, hipertensão, ansiedade, insônia, diabetes, enxaqueca, regulação do apetite, problemas renais, digestório, visão, constipação e estresse. Os resultados em relação a dor foram avaliados pela escala visual analógica (EVA). Outros resultados apresentados foram os depoimentos de melhoras, compartilhados verbalmente, a cada sessão, e ao final, muitos perguntaram quando poderia reiniciar o tratamento, o que evidencia a importância desta terapêutica para o cuidado.

Conclusões

A partir dessa experiência pode se compreender a importância da implantação das praticas integrativas e complementares (PIC´s) na atenção básica a exemplo da auriculoterapia na perspectiva da MTC, que amplia a abordagem no cotidiano de trabalho e passa a compor a “caixa de ferramentas” do profissional de saúde, bem como a sensibilização dos profissionais e gestores para se obter um quantitativo maior de profissionais capacitados para esta atuação

Palavras-chave