Apresentação/Introdução
O Plano Municipal de Saúde (PMS) constitui o instrumento de gestão mais importante do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo neste definido as intenções e os resultados que serão buscados pela gestão no próximo quadriênio. Deve conter um diagnóstico (análida realidade local baseado nas necessidades de saúde. A partir desse diagnóstico, definem-se as prioridades, metas e ações a serem realizadas.
Objetivos
O objetivo deste trabalho é mostrar o processo de construção do Plano Municipal de Saúde de Juazeiro do Norte.
Metodologia
Foram realizadas (03) três Oficinas nos dias 04, 08 e 09 de agosto de 2017, contou com a participação dos 7 Distritos Sanitários e representantes da sociedade civil para elaboração das propostas. Em seguida, no dia 15/08/2017 realizou-se o II Fórum para Elaboração do Plano de Saúde, contando desta forma com a participação de gestores públicos, conselheiros de saúde, profissionais da saúde, comunidade civil, secretarias municipais, representantes da 21ª CRES, entre outros.
Resultados
O PMS foi à apreciação do Conselho Municipal de Saúde que aprovou o referido documento. O entendimento era de que, além de cumprir a legislação, era preciso estar compromissado com sua elaboração e embasá-lo tecnicamente a partir dos problemas relacionados às condições de saúde, à organização institucional e às tecnologias disponíveis para enfrentá-los. As estratégias elencadas compõem os principais problemas do município, sendo necessário fortalecer as ações para tentar solucionar as situações de saúde, proporcionando assim uma melhor qualidade de vida à população.
Conclusões
Assim, o resultado apresentado expressa os anseios e o grau de amadurecimento político dos profissionais de saúde, dos técnicos que atuam junto à gestão e da sociedade civil, e pelo Conselho Municipal de Saúde, que juntos consolidaram o Plano Municipal de Saúde de Juazeiro do Norte – CE para o quadriênio 2018 a 2021.