Apresentação/Introdução
A experiência apresenta como os serviços de Atenção Primária podem contribuir para uma prática saudável por parte da população masculina. Tal objetivo implica a discussão de estratégias que envolvem os homens como sujeitos confrontados com as diferentes dimensões da vida os serviços na maneira como eles se organizam para atender os usuários considerando suas particularidades e os vínculos.
Objetivos
Implementar medidas relacionadas à promoção e prevenção da saúde, bem como seus riscos e susceptibilidade do homem às doenças e informar sobre as necessidades dos homens em ter hábitos saudáveis, fazer exames preventivos e até mesmo procurar um médic
Metodologia
A metodologia utilizada representa um relato de experiência de execução do plano de ação que foi elaborado com todas as equipes de Estratégia de Saúde da Família, Vigilância Epidemiológica e Imunização com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, onde foi demandada a falta de ações e serviços específicos e em horários flexíveis para a população masculina, o plano tem proporcionado as equipes colocar em prática as ações programadas o que tem facilitado o alcance das metas pactuadas. Foi elaborado um cronograma com um calendário anual de atendimento sendo uma vez por mês em cada unidade de saúde com as datas, o local e o horário definidos para atendimento dessa população, com ampla divulgação.
Resultados
Como resultado alcançado na execução do plano de ação, foi o fortalecimento do processo de trabalho entre as equipes e a população masculina. Temos como parâmetro de mensuração o número de ações programadas e realizadas, onde foram realizados três atendimentos um em cada mês sendo: 238 consultas médicas, 85 doses de vacina, 216 testes rápidos (Sífilis, HIV e Hepatite B e C), 55 avaliações odontológicas e 42 testes de glicemia. Essa prática é de fácil aplicabilidade e gera impactos positivos, pois além de atender uma população que até então era de difícil acesso, integra ainda mais os profissionais ao território no qual está inserido, estimulando-os a desenvolver suas atividades.
Conclusões
Através dessa ação, torna-se evidente que é preciso muito além de um Sistema de Saúde bem estruturado fisicamente, é preciso ter profissionais qualificados e sensibilizados no atendimento específico desse grupo populacional. Espera-se que esse trabalho contribua para que os gestores e profissionais de saúde percebam ainda mais as barreiras que envolvem a prática da assistência à saúde do homem e construam continuamente novas estratégias.