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Tabuleiro do Norte - CE

CENTRO INTEGRADO DE ATENDIMENTO AO CAMINHONEIRO NO MUNICÍPIO DE TABULEIRO DO NORTE-CE

Autor(a): Charles Campelo de Oliveira

Coautor(a): Sâmua Kelen Mendes de Lima, Késsia Gadelha Maia, Isabelly Santos Lima Maia, Ticiana Anglarill Pinheiro, Livia Maria e Silva

Ano: 2022

Apresentação/Introdução

Popularmente conhecida como a “Cidade dos Caminhoneiros” possui uma população de 31mil habitantes e cerca de 2mil caminhoneiros, de acordo com a Associação dos Caminhoneiros de Tabuleiro – ACATAN. A gestão vem realizando diversas ações direcionadas aos caminhoneiros, como implantação de um Centro de Triagem Covid-19 para testagem ao entrarem na cidade, prioridade nas vacinações, disponibilização de diversos serviços de saúde na Festa dos Caminhoneiros que ocorre anualmente, dentre outros. Esse público possui o histórico de baixa procura pelos serviços de saúde em decorrência de fatores culturais, bem como do estilo de vida que a profissão acarreta. O fato de a maioria ser sedentária, possuir má alimentação, fazer uso de inibidores do sono e manter uma rotina estressante de trabalho contribui para o desenvolvimento de problemas cardiovasculares, como obesidade, hipertensão, diabetes, além de insônia, depressão, dores osteomusculares. Com o intuito de promover um cuidado direcionado a esse público, o município criou o Centro Integrado de Atendimento ao Caminhoneiro, composto por uma equipe multidisciplinar que presta assistência por meio de atendimentos individuais, educação em saúde, uso da Caderneta do Caminhoneiro, coleta de exames e terapias diversas. Por considerar essa uma atividade de extrema relevância, a gestão municipal promulgou por meio de Decreto de Lei a obrigatoriedade desse serviço no município para que esse tenha continuidade nas gestões posteriores.

Objetivos

- Descrever as atividades multidisciplinares realizadas no Centro de Atendimento ao Caminhoneiro - Realizar o levantamento dos principais problemas de saúde que acometem os caminhoneiros - Identificar os principais exames, encaminhamentos e tratamentos realizados aos caminhoneiros - Estimular o autocuidado e a adesão aos tratamentos prescritos.

Metodologia

Estudo descritivo com abordagem quantitativa. O Centro de Atendimento ao Caminhoneiro foi implementado em janeiro de 2022. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feita, de 7h às 11h e 13h às 17h, e sábado das 7h às 12h. A equipe multidisciplinar é composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, Cirurgião-dentista, Técnico em Saúde Bucal, Fisioterapeuta, Psicólogo, Nutricionista e Fisioterapeuta. A carteira de serviços inclui os atendimentos individuais, além de vacinação, testagem rápida para IST e covid-19, tratamento para tabagismo, realização de eletrocardiograma, coleta de exames laboratoriais, exame de espirometria, dentre outros. Nas consultas são utilizadas fichas de atendimentos que incluem componentes direcionados aos caminhoneiros, contendo anamnese, hábitos de vida, histórico pessoal e familiar de doenças em geral, exame físico, aplicação do Escore de Framingham para avaliação individual do risco cardiovascular, investigação do consumo alimentar, postura ao dirigir, condições do veículo de trabalho, dentre outros. O fluxo de atendimento no centro é mediante procura espontânea, onde ao chegar é realizada a triagem pelo Enfermeiro, em seguida a avaliação médica. De acordo com a necessidade individual, são feitos os encaminhamentos para os demais profissionais. Cada profissional possui instrumentos de avaliação e condutas específicas considerando a realidade de hábitos e condições financeiras de cada caminhoneiro.

Resultados

No período de janeiro e abril de 2022 foram registrados atendimentos de 473 caminhoneiros, nos quais foram identificados diversos problemas de saúde, como 80(35,6%) hipertensos, 63(28%) obesos, 59(26%) problemas relacionados à coluna, 26(11,6%) diabéticos e 24(11%) tabagistas. Foram preenchidas e entregues a cada paciente a Caderneta do Caminhoneiro, bem como realizados os devidos encaminhamentos e prescrições de acordo com a necessidade individual. Foram encaminhados 320(67,7%) para coleta de exames laboratoriais, 172 (35,9%) para acompanhamento nutricional, 170(35%) para atualização vacinal, 149(31,5%) para acompanhamento psicológico, 92(19,4%) para avaliação odontológica, 63(13,3%) para realização de testes rápidos e 59(12,4%) para avaliação de fisioterapia. O serviço também conta com a parceria com o Hospital e Maternidade Celestina Colares na realização de exames de raio-x, ultrassonografias e atendimentos de urgência e emergência. Além dos atendimentos realizados no próprio centro, a rede municipal de saúde tem se organizado no sentido de priorizar o atendimento desses cidadãos nos diversos equipamentos públicos, considerando que o tempo de permanência deles na cidade é curto.

Conclusões

Considerando a importância dos profissionais caminhoneiros para o país, em especial para o nosso município essa iniciativa busca valorizar e reconhecer a importância da vida de cada um deles. Esse serviço tem-se mostrado essencial para a saúde dos nossos motoristas, uma vez que muitos deles não realizavam acompanhamento de saúde há muito tempo e alguns nunca haviam feito exames de rotina. A identificação dos problemas de saúde, bem como a adesão ao tratamento de doenças existentes, mas até então negligenciadas proporciona uma melhor qualidade de vida, bem como aumenta a expectativa de vida desses cidadãos. Os pacientes acompanhados tem demostrado grande satisfação com o serviço, pois pela primeira vez no município eles tem sido considerados como prioridades, tanto para acompanhamento da saúde física como mental. Essa facilidade de acesso ao serviço de saúde é aplicação prática do princípio da equidade do Sistema Único de Saúde.

Palavras-chave

Risco cardiovascular, Saúde Integral, Saúde do caminhoneiro.