Logo do ConasemsLogo do SUS
São Luís - MA

MUDANÇA DE DINÂMICA NA MARCAÇÃO DE CONSULTA EM SÃO LUIS E SEUS IMPACTOS POSITIVOS PARA A POPULAÇÃO.

Autor(a): Luiz Carlos de Assunção Lula Filho

Ano: 2018

Apresentação/Introdução

Há alguns anos a capital do Maranhão vem passando por uma problemática com pacientes que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) no qual os usuários dormiam em filas da CEMARC para tentar marcar exames e consultas, sendo que muitos não conseguiam ser atendidos. O estudo busca analisar o atendimento descrevendo o modo de apresentar resolutividade para a problemática de marcação.

Objetivos

Apresentar o processo de resolutividade ao problema de marcação de consulta através dos postos CEMARC`S (Central de Marcação de Consultas) em São Luís/MA.

Metodologia

Foi realizado um processo investigativo descritivo, com utilizando mapa cognitivo e análise de fatores de causa e efeito. O estudo se propõe a relatar o processo resolutivo em relação à oferta de marcação de consulta na Central de Marcação de Consulta (CEMARC) localizada no bairro da Alemanha em São Luís/MA. A pesquisa demonstra por meio quantitativo a melhora na qualidade do atendimento da população, um processo observacional, avaliativo e complexo no período de janeiro a maio de 2018. Para obtenção de dados foram analisados relatórios de produção do sistema online SISREG (Sistema de Central de Regulação) que propiciou a interpretação da discussão de resultados.

Resultados

Evidencia-se que no ano de 2018, no mês de janeiro foram realizadas 478 marcações (6%), no mês de fevereiro 651(8%), no mês março 2376 (31%), no mês de abril 2354 (30%) e no mês de maio 1973 (25%), assim, o total de marcações de janeiro a maio foram de 7832 (100%). Observa-se que após a instauração do “GT Nova Marcação de Consulta” os resultados foram gerando impactos positivos que refletiram no número de marcações, considerando principalmente que no final do ano de 2017 a linha de marcação correspondia bem abaixo dos resultados atuais, o mês de maio passou pela redistribuição para outros postos CEMARC.

Conclusões

Em São Luís foi dado um caráter de gestão voltada para resultados em todo o processo, onde o foco não era mudar o SUS, mas sim mudar a dinâmica da marcação de consultas, mudar o modelo permeado de indignidade com que o cidadão, sobretudo o idoso era tratado. Ao final da primeira etapa ficou constatado que é possível implementar mudanças substanciais com melhorias perceptíveis para a população, apesar de todo o cenário adverso.

Palavras-chave