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Igarapé - MG

CRIAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE PROTOCOLO CLÍNICO COMO UMA FERRAMENTA DE APOIO PARA A ATENÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-MG

Autor(a): BEATRIZ EUGÊNIA PALHARES

Coautor(a): Nathália Iasmim Lopes Cerqueira Pereira, Ramon Filipe Costa, Renata Soares de Moraes, Ritalice Palhares Morgada

Ano: 2018

Apresentação/Introdução

Este trabalho vem de encontro à necessidade do desenvolvimento de estratégias que reduzam a fila de espera de exames e consultas especializadas gerados na AB, além de integrar as ações e serviços prestados à população com resolutividade. É um trabalho de baixo custo e gera um relacionamento direto e efetivo da AB com a Média Complexidade.

Objetivos

Implementação de Protocolo Clínico com orientações práticas para solicitações de exames e encaminhamentos as especialidades. Objetivos secundários: encaminhamentos responsáveis, diminuição do tempo de espera e otimização dos recursos financeiros.

Metodologia

Capacitação para médicos da AB no qual foi apresentado o protocolo e orientado que durante o atendimento se houver a necessidade de solicitação de exames e/ou consultas especializadas que sejam realizados seguindo os critérios do Protocolo Clínico. Sabemos que o atendimento na AB é como um ciclo e para que seja concluído e tenha seus problemas sanados é indispensável que haja continuidade e garantia de retorno às consultas. Os treinamentos são realizados de forma contínua para permitir um alinhamento das formas operacionais de trabalho e a garantia da realização de exames e consultas no tempo hábil, e assim conseguirmos diagnosticar precocemente doenças e ofertar o tratamento adequado.

Resultados

Após nove meses de implementação do protocolo, obtivemos resultados significativos, como a redução de filas de espera, diminuição de gastos desnecessários com laboratório e pacientes com acesso ao atendimento solicitado dentro de um tempo hábil. Com a economia de recursos, conseguimos ampliar três novas especialidades no município sem gastos adicionais. Hoje temos um controle real da fila de espera das especialidades que reduziram em média de três meses para trinta dias. Deste trabalho, surgiu a necessidade de encontros mensais para troca de experiências, ampliação do protocolo e fortalecimento da intersetorialidade de forma eficaz.

Conclusões

Para que o paciente receba atendimento resolutivo, muitas vezes é necessário outros suportes, por isso foi perceptível a importância da implementação do protocolo que tornou-se componente indispensável para que o atendimento ocorra de modo organizado e evite encaminhamentos indiscriminados que são fonte de custos e agravos desnecessários a Gestão.

Palavras-chave