Apresentação/Introdução
As doenças cardiovasculares constituem a principal causa de morbimortalidade na maior parte da população brasileira, e no município de Guajeru representa como a principal causa de óbito desde o ano de 2014. A Secretaria Municipal de Saúde deu início ao projeto Vigilantes do Peso, através das Unidades de Saúde da Família, com o intuito de mostrar à população a importância da promoção.
Objetivos
Conscientizar os munícipes sobre a importância da prevenção e controle do sobrepeso, hipertensão arterial e diabetes mellitus
Metodologia
Após divulgação, as Unidades de Saúde realizaram o primeiro encontro do Projeto “Vigilantes do Peso” onde foram apresentados a todos os participantes o objetivo, cronograma de atividades e fichas de cadastro, contendo os dados: Avaliação antropométrica (peso, altura, IMC, circunferência da cintura e do pescoço) Cálculo do Percentual de peso perdido Anamnese Recordatório 24hs Escala de satisfação corporal Questionário de conhecimento da alimentação Questionário de qualidade de vida Exames bioquímicos (glicemia pós prandial) e Aferição da pressão arterial. Atendimento realizado por equipe multiprofissional.
Resultados
Após a realização da primeira etapa do Projeto Vigilantes do Peso, percebeu-se que 100% dos participantes Hipertensos e Diabéticos aderiram efetivamente ao Programa do Hiperdia 70% Reduziram as medidas antropométricas 100% apresentaram melhora nos hábitos de vida e 100% Controle da Pressão Arterial e Glicemia. percebeu-se ainda melhor controle no grau de ansiedade e melhora na auto estima dos participantes, que através de sugestões dos mesmos o município deu início a mais dois Projetos voltados para o lazer e a prática de atividade física, o “Medida Certa” com publico alvo crianças, adolescentes e adultos com sobrepeso e o “ Saúde e Movimento”.
Conclusões
Com o desenvolvimento do Projeto “Vigilantes do Peso” pôde-se perceber a necessidade e importância das equipes realizarem a busca ativa de pacientes e apresentar-lhes diferentes estratégias que os motivem a procurarem às Unidades de Saúde de forma mais assídua a fim de um melhor acompanhamento.