Apresentação/Introdução
O Brasil enfrentou em 2014 uma epidemia de Chikungunya. O primeiro município a registrar casos autoctones da doença foi Feira de Santana, localizado no nordeste do país. A artralgia pós chikungunya pode evoluir para dor crônica incapacitante por longo período de tempo, provocando sofrimento físico, psíquico, além de causar impacto social e econômico.
Objetivos
O objetivo do estudo é relatar a experiência do uso da acupuntura no tratamento da dor articular crônica em indivíduos acometidos por Chikungunya
Metodologia
Após a epidemia de chikungunya muitos pacientes permaneceram com dor articular crônica e incapacitante. Diante deste cenário a Secretaria Municipal de Saúde implantou o Ambulatório para acompanhamento dos pacientes com CHIKV CRONICO. A equipe multidisciplinar envolve médicos infectologistas, psicólogos, acupunturista e equipe da Vigilância Epidemiológica. Todos os pacientes com persistência da artralgia há mais de três meses (fase crônica) e sem resposta satisfatória ao tratamento farmacológico, são incluídos em sessões de acupuntura realizadas semanalmente no Ambulatório num total de 10 sessões para cada paciente.
Resultados
Já foram acompanhadas mais de 600 pessoas no ambulatório de acupuntura da Secretaria Municipal de Saúde. Os resultados apontam melhora da dor crônica do edema articular e consequentemente da qualidade de vida redução da automedicação e dos gastos com tratamentos farmacológicos de alto custo prevenindo complicações da doença melhora dos aspectos emocionais e psicológicos com elevação da autoestima, bem como favorece ao retorno mais rápido às atividades diárias e laborais. Portanto, a experiência relatada mostra os benefícios tanto, emocionais como comportamentais das atividades que envolvem as Práticas Integrativas e Complementares (PIC) no tratamento da dor crônica pós Chikungunya.
Conclusões
Ao analisarmos os efeitos das sessões de acupuntura, podemos concluir que a referida técnica melhorou a condição física e psíquica dos pacientes contribuindo para o retorno às suas atividades laborais e cotidianas em geral de forma mais rápida, o que resulta em melhor qualidade de vida. Além dos benefícios com o alivio da dor crônica, a acupuntura em grupo estimula à troca de experiências, socialização, vinculo e humanização da assistência