Logo do ConasemsLogo do SUS
Lauro de Freitas - BA

O USO DA HIPNOSE CLÍNICA ODONTOLÓGICA NA ATENÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE LAURO DE FREITAS COMO PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EXITOSAS À SAÚDE BUCAL

Autor(a): RAFAEL PITANGA DAS VIRGENS

Coautor(a): GABRIELA BORGES FERREIRA COSTA

Ano: 2018

Apresentação/Introdução

A hipnose resume-se em métodos e técnicas que propiciam o aumento da eficácia terapêutica na odontologia podendo ser empregada no ambiente clínico pois não necessita de recursos adicionais como medicamentos ou instrumentos. O dentista faz uso da palavra e conduz o paciente a um estado especial de consciência e ele se torna capaz de utilizar recursos naturais do corpo e mente em favor da sua saúde.

Objetivos

Relatar as experiências exitosas na atenção básica através do uso da hipnose clinica odontológica nas UBS de Lauro de Freitas-BA, resultando em um atendimento mais humanizado, proporcionando um melhor acolhimento e atendimento de pacientes do SUS.

Metodologia

Fora realizado um estudo referente aos procedimentos odontológicos realizados na atenção básica na USF Cidade Nova (Itinga) do município de Lauro de Freitas-Ba, onde avaliou os procedimentos clínicos, em especial, os procedimentos cirúrgicos que são sempre cercados de muito temor/ansiedade por parte dos pacientes. Avaliou-se também a condição clínica pré-operatória dos pacientes que, em sua maioria, apresentaram aumento da pressão arterial devido ao medo/ansiedade do procedimento cirúrgico. Constatou-se que com o uso da hipnose clínica odontológica em procedimentos clínicos/cirúrgicos contribuiu positivamente para os procedimentos, reduzindo até mesmo a quantidade de anestésicos empregados.

Resultados

No dia 21/02/2018 na USF Cidade Nova, durante triagem e acolhimento dos 60 pacientes para atendimento odontológico com o dentista, havia uma criança que chorava muito com medo de entrar ao consultório odontológico e quando a mesma foi chamada, a mãe relatou que ela era traumatizada devido a vivência anterior de extração dentária forçada. Durante atendimento e conversa com a criança, ela foi induzida a hipnose onde ficou em situação de total relaxamento, onde foi possível realizar exodontia de dentes decíduos e procedimentos clínicos sem choro, sem medo e sem trauma. Tanto a mãe, quanto aos outros pacientes ficaram maravilhados e isso gerou um impacto positivo na comunidade.

Conclusões

O uso da hipnose na odontologia é de fundamental importância e tido como valioso recurso terapêutico. Quando aplicado especialmente em odontopediatria, extingue o medo e condiciona favoravelmente o paciente. O odontólogo deve conhecer os benefícios dos tratamentos associados a hipnose, principalmente dor e eventos traumáticos, com a intenção de ter sucesso no tratamento proposto, acelerar processo de terapia e encurtar o tempo do tratamento.

Palavras-chave