Logo do ConasemsLogo do SUS
Curitiba - PR

A TUTORIA NO ESTADO DO PARANÁ COMO ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO E QUALIFICAÇÃO DA APS - ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE: AVANÇOS E DESAFIOS

Autor(a): Ana Lidia Lagner

Coautor(a): Monique Costa, Rosana Olegário de Jesus

Ano: 2018

Apresentação/Introdução

O Estado estabeleceu como missão a APS organizada em todos os municípios atuando como porta de entrada, com responsabilidade pelos cuidados dos cidadãos. Para isso realizou nove oficinas com o propósito de homogeneizar conceitos. Em 2014, implementou a Tutoria na APS como estratégia para desenvolver competências dos micros e macroprocessos, aplicando conceitos, estabelecendo padrões e protocolos.

Objetivos

• Apoiar as equipes no gerenciamento dos processos prioritários com vistas à melhoria da gestão da qualidade e da coordenação das redes de atenção à saúde. • Compreender os fundamentos, metodologia para monitoramento e avaliação da qualidade da APS.

Metodologia

A Tutoria se dá por adesão dos municípios e equipes da APS. As equipes respondem a auto avaliação e a Regional de Saúde, gestores e equipes discutem as não conformidades, elaboram e executam o plano de correção das mesmas. Ao final passam por avaliação externa e atingindo o padrão de qualidade recebem a certificação. A certificação é planejada em etapas: bronze, prata e ouro e, objetiva apoiar as equipes para que cumpram atributos, funções e princípios da qualidade da APS. A 1a. foca no gerenciamento dos riscos e segurança dos cidadãos a 2a. no gerenciamento dos processos para a melhoria do cuidado e a 3a. no gerenciamento dos resultados para melhorar os indicadores de saúde.

Resultados

A Tutoria demonstra que as equipes conseguem alcançar os resultados mesmo em cenários insatisfatórios. O Instrumento resgata o processo de trabalho que havia se perdido, através da tutoria, as equipes elaboram ferramentas para nortear suas atividades. Ate 2017 o Paraná contava com 336 Municípios e 914 unidades de saúde com adesão à Tutoria, destas 657 solicitaram a avaliação externa. Das 657 Unidades de Saúde que passaram pelo processo de avaliação através do Instrumento de Qualidade Selo Bronze, Prata e Ouro, 334 atingiram o Selo Bronze, 57 o Selo Prata e 3 conquistaram o Selo Ouro de qualidade da APS. Os Selos Bronze e Prata são etapas intermediárias, o objetivo é atingir o Selo Ouro.

Conclusões

Este processo de trabalho envolve motivação, planejamento e envolvimento das equipes e gestores municipais, mostra um panorama de ações realizadas, deficiências dos segmentos, pontos positivos e negativos no processo de trabalho. O impacto gerado pela Tutoria é positivo e significativo, promove mudança de comportamento acarretando na percepção de trabalhar para a melhoria da qualidade do atendimento à população em todo o seu ciclo de vida.

Palavras-chave