Apresentação/Introdução
O trabalho trata das experiências e dificuldades em se implantar o programa de gerenciamento de prontuários eletrônicos (PEP) da Atenção Básica, em uma unidade de saúde fluvial, que leva profissionais e serviços de saúde à população ribeirinha do Rio Madeira e afluentes em Humaitá, com a finalidade de otimizar os serviços e garantir a segurança das informações dentro do fluxo de atendimento.
Objetivos
Implantar um sistema de gerenciamento de informações de saúde, individual, que reúna todo o histórico de atendimento de saúde. Otimizar o processo de trabalho da equipe, agrupando e diminuindo a perca de tempo e espaço em gerenciar prontuário manual
Metodologia
Implantação de um sistema interno de rede de conexão para comunicação entre os computadores. Implantação do servidor de produção, para o gerenciamento e guarda das informações. Implantação do software E-sus AB para a inserção e manutenção dos prontuários dos usuários no sistema interno da unidade. Implantação de um sistema interno de emissão de senhas e chamamento automático dos usuários. Treinamento da equipe de saúde para manuseio e preenchimento das informações necessárias sobre o estado de saúde do paciente. Com informações desde a triagem do usuário, até o atendimento médico, odontológico, e outros. Visualização do histórico clínico de informações do paciente com rápido acesso.
Resultados
A UBSF, iniciou as atividades em agosto de 2016, com cerca de 70 pacientes diariamente, com serviços Médicos, Odontológicos, Enfermagem, laboratoriais, distribuição de medicamento. O processo de recolhimento de informações, até então manual, exigia muito dos profissionais ao preencher a cada passagem do usuário as mesmas informações, além de ocupar espaço, a perda de informações era constante. Com o PEP, o processo foi otimizado, o paciente tem seu cadastro realizado uma única vez, e a cada nova consulta as informações são anexadas ao seu histórico, podendo assim ser realizado comparativos ou acompanhamento sobre seu estado de saúde, além do aumento do número de atendimentos diário.
Conclusões
Ampliação do número de atendimentos diários. Otimização e gerenciamento no processo de criação e guarda de informações de saúde do usuário. Otimização no processo de trabalho, emissão de relatórios de atendimentos detalhados. Compartilhamento de informações entre a equipe, evitando a ocorrência de agravos por conta de divergências de informações. Respaldo acerca de procedimentos executados. Confidencialidade de informações entre os profissionais.