Logo do ConasemsLogo do SUS
Linhares - ES

Odontologia no Hospital Geral de Linhares (HGL): Uma estratégia para a integralidade na saúde bucal

Autor(a): ITAMAR FRANCISCO TEIXEIRA

Coautor(a): Ricardo Spinassé Lechi, Luis Fernando Gamboni Mello, Patricia de Oliveira Cani, Sergio Luis de Lima, Rosana Leone Vargas

Ano: 2022

Apresentação/Introdução

Em agosto de 2006, foi instalado o consultório odontológico do Hospital Geral de Linhares (HGL) que era destinado, ao atendimento de urgências odontológicas e traumatismos dentários. Com o passar dos anos, novas necessidades foram percebidas pela população e pela gestão e a odontologia foi aumentando a sua abrangência no hospital. Assim, o consultório passou a atender às demandas de urgências e as emergências odontológicas. De forma pioneira no estado do Espírito Santo, a equipe passou a prestar assistência em Odontologia Hospitalar no HGL município de Linhares. Contudo, à medida que a odontologia se expandia no hospital, se mostrava cada vez mais necessária a ampliação da equipe e a criação de parcerias que pudessem fortalecer o serviço. A questão do acolhimento para os moradores de Linhares e municípios vizinhos, ainda não contava com a assistência odontológica no horário noturno e, na odontologia hospitalar, a principal limitação era a rotineira necessidade de deslocar o paciente do seu leito para dentro do consultório odontológico. Ressalta-se que o hospital é grande e alguns setores são distantes entre si, em andares diferentes e, essa logística de deslocamento, era crítica. Em algumas situações específicas, os pacientes não estão autorizados a deixar seu leito de origem, inviabilizando o atendimento em consultório odontológico. Portanto, para melhor assistência do paciente no leito, foi adquirido um consultório odontológico portátil e a ampliação do serviço 24 horas.

Objetivos

Objetivo Geral: Fortalecer o serviço de odontologia do HGL, aumentando a sua capacidade de atendimento e expandindo a sua área de abrangência dentro do hospital. Objetivos Específicos: Oferecer à comunidade um serviço diferenciado de atendimento às urgências e emergências odontológicas, em ambiente hospitalar, com funcionamento 24 horas por dia. Implementar a Odontologia Hospitalar do HGL com humanização do cuidado, levando a assistência odontológica diretamente aos leitos das enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e sala de emergência, evitando o deslocamento de do paciente acamado. Buscar parcerias com instituições que fortaleçam o serviço de odontologia do hospital, inclusive instituições de ensino em saúde. Fortalecer a odontologia em âmbito hospitalar como política de saúde

Metodologia

Em 2016, dez anos após a implantação do consultório odontológico do HGL, os desafios do serviço já eram muito bem conhecidos e possibilitaram a elaboração de estratégias bem definidas para superá-los. A ampliação dos serviços foi possibilitada pelo fortalecimento da equipe e extensão do horário de atendimento odontológico para 24 horas, inclusive nos finais de semana e feriados. Atualmente, a equipe é composta por nove cirurgiões-dentistas e quatro auxiliares de saúde bucal, que trabalham em regime de plantão. Além disso, para conseguir realizar a assistência odontológica diretamente no leito de internação, a equipe passou a contar com um Consultório Odontológico Portátil, adquirido pela Secretaria de Saúde de Linhares, em 2018. Trata-se de um equipo móvel, que pode ser transportado com facilidade entre as diversas dependências do hospital, com todos os equipamentos e instrumentos necessários para o atendimento, acoplado à uma maleta com rodas que, para funcionar, deve apenas ser ligado à rede de energia. De forma complementar, foi firmada uma parceria com uma faculdade de odontologia do município e criado um Estágio Extramuro de Odontologia Hospitalar e Urgências no HGL para os estudantes. Dessa forma, a equipe de odontologia pôde ampliar e diversificar o acesso aos serviços, tais como pacientes internados nas enfermarias e UTIs, referência COVID-19, sala de emergência e se tornar referência para os municípios da região e para a Atenção Primária em Saúde (APS) de Linhares.

Resultados

O serviço de odontologia hospitalar do HGL trouxe tranquilidade aos pacientes e segurança para toda a rede de atenção primária e equipes de saúde bucal do município, que passou a contar com apoio contínuo e resolutivo das demandas odontológicas, a qualquer hora. A gestão passou a contar com o atendimento integral da população e com a ampliação da rede de serviços em saúde bucal. A equipe passou a atuar de forma multi e interdisciplinar, atendendo à universalidade dos pacientes do hospital, cuidado odontológico integral àqueles com redução de capacidades e restrições. Os cuidados odontológicos aos pacientes acamados reduzem em 60% o risco de infecções hospitalares, focos odontológicos e pneumonias, além da humanização e comodidade aos doentes, evitando seus arriscados deslocamentos. A odontologia agregou valor técnico-científico, segurança, amparo educacional e colaboração às equipes de saúde do hospital. Os estagiários trouxeram aos plantões um caráter acadêmico, que, ao mesmo tempo que aprendem, os alunos compartilham o que sabem, debatem e contribuem para a atualização dos protocolos de atendimento da equipe. Os atendimentos e procedimentos odontológicos que eram realizados a quatro mãos, desdobraram em muito mais, ampliando a agilidade, resolutividade e a capacidade produtiva da equipe. Os resultados, em 2021, apesar dos impactos da pandemia de COVID-19, foram significativos: Pacientes atendidos 2.438 e 4.533 procedimentos odontológicos realizados. 29 estagiários/ano.

Conclusões

Novas políticas de saúde, tecnologias em saúde e recursos humanos foram capazes de transformar a dinâmica da saúde bucal do HGL. A ampliação do horário 24 horas e da carga horária dos profissionais, trouxeram qualidade aos serviços odontológicos no HGL. Além da comodidade para o paciente, o consultório portátil deu roda à odontologia, literalmente. A tecnologia permitiu que a equipe de saúde bucal saísse do ambiente isolado do consultório e atingisse o último degrau da multidisciplinaridade, junto aos leitos dos pacientes, em pareceria com as diversas equipes de saúde do hospital. A busca por instituições parceiras deve ser uma constante nos serviços de saúde. Além de aumentar a agilidade e produtividade do serviço, o estágio extramuro dentro do hospital, nos serviços de saúde bucal, conseguiu aproximar a odontologia das mais recentes evidências científicas. A experiência apresentada evidenciou que, estratégias e políticas de saúde bem estabelecidas, foi possível fortalecer o serviço hospitalar, dando visibilidade e robustez à odontologia do HGL. O maior desafio, portanto, será manter as portas sempre abertas, o rotineiro acolhimento às demandas espontâneas, sem desviar a atenção dos pacientes que já se encontram internados.

Palavras-chave

Odontologia Hospitalar; Equipe Multidisciplinar.