Logo do ConasemsLogo do SUS
Cajueiro da Praia - PI

EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA ADOLESCENTES EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE CAJUEIRO DA PRAIA - PI: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autor(a): LENO BIZERRA DOS SANTOS

Coautor(a): JOARA CUNHA SANTOS MENDES GONÇALVES VAL, ALEXANDRA BRITO DE OLIVEIRA, LARA MARIA MARTINS DE AGUIAR MORAIS, MILLA REIS DE MOURA SANTOS, GABRIELLA BORGES PORFIRIO

Ano: 2018

Apresentação/Introdução

A adolescência é marcada como uma fase de transição, a qual é a saída da fase infantil para a fase adulta. Com isso traz uma mudança biopsíquicosocial, bem como em seus aspectos influenciadores e de vulnerabilidade sócio-econômica, culturais e educacionais. Diante disso, evidenciou-se a importância da Educação em Saúde no cuidado e diminuição de riscos aos adolescentes.

Objetivos

Proporcionar conhecimento aos adolescentes para a promoção em saúde e prevenção de doenças tirando suas dúvidas sobre as mudanças comportamentais, sexuais e culturais, focando principalmente na abordagem em âmbito escolar.

Metodologia

Estudo descritivo do tipo relato de experiência realizado pela enfermeira e Odontólogo da Equipe Saúde da Família Boa Vista e acadêmicos do curso de Medicina (FAHESP/IESVAP) na Escola de ensino fundamental Anathólio Thiers Carneiro, localizada no município de Cajueiro da Praia/PI, com público-alvo de alunos entre 10 e 19 anos de idade.A abordagem foi feita por meio de uma roda de conversa orientada pela Caderneta de Saúde do Adolescente (masculino e feminino) como instrumento para acompanhar o crescimento e desenvolvimento nesse ciclo de vida.

Resultados

Os profissionais esclareceram dúvidas simples e muitas vezes diretas levantadas pelos alunos acerca da temática abordada. O trabalho realizado na escola foi uma forma de promoção da saúde e prevenção de doenças, pois a partir das informações compartilhadas os jovens puderam compreender sobre a fase da puberdade, bem como entender e aprender sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), suas formas de contágio e prevenção, gravidez, imunizações e consultas na Rede de Atenção Básica de saúde.

Conclusões

Mediante a experiência vivenciada com os adoles¬centes, em meio às variadas técnicas de ensino-aprendi¬zagem aplicadas, fica cada vez mais evidente a necessidade de ado¬ção de práticas educativas de caráter dialógico, capazes de promover a ativa participação dos adolescentes para que estes se sintam protagonistas, co-responsáveis por sua saúde e melhoria de sua qualidade de vida.

Palavras-chave