Logo do ConasemsLogo do SUS
Joaquim Pires - PI

INTEGRALIDADE E INTERDISCIPLINARIDADE NA BUSCA DE HÁBITOS SAUDÁVEIS: VIVÊNCIAS NO GRUPO GIRASSOL

Autor(a): Poliana de Moraes Monteiro

Coautor(a): Déborah Araújo Silva, Keilane Ferreira de Araújo, Amanda Sales de Araújo, Lidiane Sales Cunha, Alan Jhonatas Santos Menezes

Ano: 2018

Apresentação/Introdução

O panorama mundial e brasileiro de doenças crônicas não transmissíveis tem se revelado como um novo desafio para a saúde pública, a complexidade do perfil nutricional que ora se desenha no Brasil revela a importância de um modelo de Atenção à Saúde que incorpore definitivamente ações de promoção da saúde, prevenção e tratamento de doenças crônicas não transmissíveis.

Objetivos

Desenvolver a capacidade dos integrantes adquirirem os hábitos em relação à prática de atividade física, bons hábitos alimentares, capacidade de resiliência no que diz respeito à força de vontade em alcançar os objetivos propostos na sua dinâmica.

Metodologia

Foi selecionado um grupo de pessoas especificas com sobrepeso e/ou obesidade (usuários da AB), onde as mesmas passaram por avaliação na ESF e NASF. São realizados encontros semanais, sujeitos a alterações conforma a demanda do cronograma mensal do NASF, onde nestes encontros são desenvolvidas atividades educativas conforme as ações solicitadas pelo MS e AB, bem como dinâmicas sugeridas conforme a especialidade do profissional atuante na equipe. Dentre elas podemos citar: acompanhamento nutricional mensal, rodas de conversas, atividades físicas ao ar livre, palestras, oficinas sobre diversos temas e acompanhamento para monitorar a evolução de cada participante do grupo.

Resultados

As variáveis foram analisadas por meio de anamnese e antropometria nos acompanhamentos mensais, ao qual, foi observada uma melhora do estado nutricional em 60% das amostras, bem como, mudança de hábitos alimentares inadequados. Observou-se também que a inclusão da atividade física na rotina dos pacientes, associadas as devidas orientações e acompanhamento especializado (fisioterapeutas), proporcionou um aumento da autoestima e qualidade de vida.

Conclusões

Dessa forma, observamos que o projeto destinado ao desenvolvimento de práticas saudáveis ao estilo de vida, apresenta-se como mecanismo de promoção e prevenção de agravos em saúde e também como agente potencializador de formação ao estímulo de hábitos que geram saúde e bem-estar aos indivíduos. Numa perspectiva de atuação e intervenção multiprofissional, as atividades desenvolvidas promove educação em saúde e mudança de estilos de vida.

Palavras-chave