Apresentação/Introdução
O fortalecimento da Atenção Primária é fundamental para a conformação das Redes de Atenção à Saúde (RAS). Em 2016 a Região de Saúde de Caxias é contemplada com a Planificação da Atenção Saúde, estratégia proposta pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde que oferta subsídios para a APS exercer seu papel resolutivo e ordenador nas RAS.
Objetivos
Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência da organização dos processos de trabalho da Atenção Primária do Município de Caxias-MA, a partir da implementação da Planificação da Atenção à Saúde.
Metodologia
A Planificação se deu a partir de sete oficinas teóricas, realizadas no ano de 2016, com 50 equipes (100%) intercaladas com o processo de tutoria. A metodologia das oficinas mudou o foco tradicional da construção de conhecimento, unificando a ação, reflexão e tomada de decisão. Ao término das oficinas, 05 UBSs se tornaram laboratórios iniciando a implementação dos novos processos de trabalho (tutoria), que hoje já está expandida para todas as UBSs do município. A tutoria se dá através de Planos de Ação construídos de acordo com a realidade de cada ESF, e visa organizar e qualificar o atendimento aos usuários pertencentes a esses territórios.
Resultados
O processo de Planificação propiciou momentos de reflexões e aprendizados acerca das Redes de Atenção à Saúde e suas áreas temáticas, permitiram a geração de conhecimentos sobre a situação de saúde atual e organização da APS do município de Caxias - MA, como também ofereceu suporte para elaboração dos Planos de Ação por Estratégia de Saúde da Família (ESF). Muitos processos implantados apoiaram a reorganização da APS, sendo como destaque: Reterritorialização, Agendamento por Bloco de horas, Implantação de Procedimentos Operacionais Padrão e Prontuário Eletrônico do Cidadão, Estratificação de Risco das Gestantes e Crianças > de 2 anos e Classificação de Risco das Famílias.
Conclusões
A PAS permitiu o desenvolvimento de competências nos profissionais da APS de Caxias, realizando o alinhamento sobre as RAS’s e suas áreas temáticas, análise sobre a situação do município, além de implementar ferramentas práticas que apoiam o processo de trabalho, fortalecendo a reorganização da Atenção Básica, para que esta possa exercer seu papel resolutivo e ordenador das RAS, e que os profissionais consigam transf