Logo do ConasemsLogo do SUS
Abaetetuba - PA

EDUCAÇÃO EM SAÚDE POR MEIO DE DESENHO ANIMADO SOBRE O CONTROLE DAS LEISHMANIOSES EM ÁREA RURAL DO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA-PA

Autor(a): PAMELA SUELEN PANTOJA DOS PRAZERES GONÇALVES

Coautor(a): MARIA LUCILENE RIBEIRO DAS CHAGAS, WENDEL TARCISIO SILVA GOMES, LÉA PIMENTEL DO CARMO, KATIÚSCIA CHRISTIANE VILARINO DIAS

Ano: 2018

Apresentação/Introdução

O uso de material didático lúdico é um método muito prático e eficiente para elucidar e transmitir conhecimento à população sobre inúmeros agravos à saúde. Assim, neste trabalho abordaremos a importância de desenvolver a Educação em Saúde utilizando desenhos animados para propagação de conhecimento e sensibilização sobre a transmissão e o controle das leishmanioses em área rural do município.

Objetivos

•Abordar a importância do conhecimento que versa sobre o uso de desenhos animados aliados ao processo de educação •Avaliar a eficácia desse método educativo sobre o controle da doença •Estimular a adoção do método para o controle de outros agravos.

Metodologia

O trabalho de educação em saúde foi realizado em 2017 na comunidade Pirocaba, área da zona rural do município de Abaetetuba, localizada próxima à rodovia PA-403, onde existem aproximadamente 114 moradias e apresenta, de acordo com levantamentos epidemiológicos, nível de moderado a intenso para transmissão das leishmanioses. A ação integrada foi realizada em parceria com o 6° Centro Regional de Saúde e conferiu atividades educativas de saúde para moradores e alunos da escola Deocleciana de Araújo, onde utilizou-se desenhos animados para abordar de forma lúdica o assunto das leishmanioses além de levantamento entomológico, com captura de flebótomos utilizando armadilhas e inquérito canino.

Resultados

Um ano após a ação educativa, a equipe profissional pôde perceber um aumento no nível de esclarecimento dos membros da comunidade que se mostraram mais conscientes sobre os riscos e sintomas das Leishmanioses e demonstraram maior cuidado em relação aos seus cães de estimação e às medidas de prevenção e controle abordados na atividade educativa, sobretudo no que diz respeito à relação entre danos ambientais e o número de casos da doença, que reduziram nesse período. Percebeu-se também que o uso de desenhos animados favoreceu a recordação afetiva da ação e das informações pelas crianças e moradores que participaram e que acabaram propagando para outros moradores o conhecimento adquirido.

Conclusões

O uso de animações para informar a população sobre a Leishmaniose pode ser considerado exitoso já que contribuiu para reduzir o número de casos na área em questão e favoreceu a propagação e manutenção das informações entre os membros da comunidade, o que acaba fortalecendo as políticas públicas de saúde e diagnóstico precoce, minimizando riscos de complicações e óbitos, e podendo ser adotado para a prevenção de outros problemas de saúde local.

Palavras-chave