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Niterói - RJ

GRUPO DE APOIO À APRENDIZAGEM, PRÁTICA INOVADORA, COM IMPACTO DIRETO NA RELAÇÃO SOCIAL, FAMILIAR E EDUCACIONAL JUNTO A CRIANÇAS DE 9 A 11 ANOS DA REDE DE ENSINO DE NITERÓI.

Autor(a): Sandra Helena de Souza Pereira Martins

Coautor(a): Luciana de Mattos Tenório, Daiane Soares Barroso de Andrade

Ano: 2018

Apresentação/Introdução

A crescente demanda de crianças com dificuldade de aprendizagem encaminhadas pelo ensino fundamental I e pela Atenção Básica para a Policlínica, indicou a necessidade de uma ação multidisciplinar que respondesse à problemática vivida por essas crianças no ambiente escolar, familiar e social. O GAAP teve início em 2014 como uma estratégia de reabilitação, promoção da saúde e qualidade de vida.

Objetivos

Intervir no processo de aprendizagem, autoestima, inclusão social e a qualidade de vida. Qualificar o processo de trabalho da Policlínica Regional de Itaipu utilizando a intersetorialidade de atuação como retaguarda especializada no território.

Metodologia

A equipe interdisciplinar (Fonoaudiologia, Psicologia, Serviço Social) realiza triagem e avaliação qualitativa individual por meio do instrumento “Proposta de Avaliação das Dificuldades Escolares” (Proade) e entrevista para identificar os reflexos da convivência familiar e comunitária no comportamento da criança. São realizados exames complementares de audiologia, oftalmologia, neurologia, reuniões da equipe e três reuniões com os responsáveis, para apresentação da metodologia e acompanhamento. Atividades em média com 14 crianças, são realizadas de forma lúdica (música, teatro, grafismo, expressão corporal, leitura e escrita), no período letivo, com encontros semanais de 90 minutos.

Resultados

De 2014 a 2017, foram atendidas 59 crianças em 109 encontros, sendo que 14 crianças (23,72%) precisaram continuar o processo no ano subsequente, 4 abandonaram o grupo (6,77%) e 41 alcançaram os objetivos (69,51%). Relatos das famílias: “O formato do grupo foi muito bom, a evolução não foi só em uma parte, foi num conjunto, a sociabilização, a escrita e a leitura”. Relatos como este, comprovam a melhora da criança no seu desempenho escolar, social e emocional. Uma vez que as dificuldades foram abordadas, conquistas estimuladas e valorizadas despertaram o prazer de aprender, refletindo na autoestima e confiança na aquisição de novos conhecimentos.

Conclusões

O GAAP, enquanto prática de promoção e prevenção da saúde obteve resultados que apontam para a intervenção no processo de “adoecimento”, evitando a progressão da dificuldade escolar, facilitando a aquisição da aprendizagem, qualificando as ações no território e evitando demandar à assistência de alta complexidade. Em 2018, segue com o apoio da gestão local por entender que esta intervenção faz parte da competência de uma Policlínica Regional.

Palavras-chave