Logo do ConasemsLogo do SUS
Macuco - RJ

BUSCA ATIVA/TRATAMENTO EM DOMICÍLIO E EM OUTROS ESTABELECIMENTOS NÃO CONVENCIONAIS NO ENFRENTAMENTO AOS DESAFIOS DO PROGRAMA DE COMBATE AO TABAGISMO NO MUNICÍPIO DE MACUCO-RJ

Autor(a): Marlise Quintana Cerbino Juliano

Coautor(a): Marcelo Romeiro Juliano

Ano: 2018

Apresentação/Introdução

A Equipe do PCT observou um decréscimo no número de participantes e um alto índice de abandono nas reuniões semanais covencionais. A nova estratégia seria a procura por estes pacientes e disponibilização imediata do tratamento com atenção especial às áreas rurais do município.A nova experiência mostrou-se mais abrangente e considerou o ambiente compartilhado pelo fumante passível de modificação.

Objetivos

Disponibilizar o tratamento para um público diferenciado Otimizar a distribuição dos adesivos de nicotina e outros medicamentos Realizar reuniões itinerantes no período noturno em bares e restaurantes Modificar o ambiente do domicílio do fumante.

Metodologia

A Equipe reúne-se mensalmente para programar as visitas, otimizar o atendimento e desloca-se munida de medicamentos e material educativo nos horários determinados. Nos domicílios consegue-se atingir a maioria dos familiares e o comprometimento dos seus membros, inclusive os não fumantes. Nos bares e restaurantes a Equipe instala-se no próprio estabelecimento, identifica os tabagistas e os convida a participar do Programa. Conta com a ajuda de ex-fumantes, que obtiveram sucesso na cessação do ato de fumar e o diferencial nesta metodologia é que o tratamento é disponibilizado imediatamente evitando-se o intervalo entre o convite e o comparecimento às reuniões quando fixas no Centro de Saúde

Resultados

Desde o início desta experiência os resultados foram considerados favoráveis pela Equipe. O aumento na adesão pelos pacientes, assim como a elevação no percentual de cessação do ato de fumar mostraram-se suficientes para a continuidade da experiência. Desta maneira, o método de busca ativa passou a ser a principal atividade do PCT após a constatação do aumento de 40% na adesão e de 65% na cessação do ato de fumar, quando comparado ao método convencional. Observamos o aumento do público feminino na busca nos domicílios, principalmente de mulheres idosas, que naturalmente se excluíam por conta da exposição. O imediato início do tratamento também colaborou para o sucesso da inovação.

Conclusões

Observadas as dificuldades na busca ativa, primeiramente pela falta de veículos e, em segundo lugar, pela compactuação com pensamentos tradicionais como o de que “os pacientes devem procurar o Programa por suas próprias pernas”, está aí o nosso desafio. Ao cruzar os dados constatamos que o aumento do número de pessoas atendidas e o público beneficiado justificam a continuidade da inovação sem prejuízo para o atendimento convencional dos grupos.

Palavras-chave