Logo do ConasemsLogo do SUS
Quissamã - RJ

PLANEJAMENTO REPRODUTIVO: PROGRAMA MUNICIPAL LIGADURA LEGAL – VASECTOMIA: DESMITIFICANDO TABUS – QUISSAMÃ/RJ

Autor(a): GLÁUCIA REGINA M. FAVILLA NUNES PAIXÃO

Coautor(a): IZABEL APARECIDA LIMA ALVES, JÚLIO CÉSAR PEREIRA PINTO, DELBA MACHADO BARROS

Ano: 2018

Apresentação/Introdução

O planejamento reprodutivo é realizado de forma articulada entre a atenção básica e especializada, através dos profissionais da Saúde da Família e do Programa Ligadura legal embasado na Lei 9.263/96. Dentre os métodos ofertados destacamos a vasectomia, considerando que as ações de saúde voltadas para a saúde sexual e reprodutiva, em sua maioria, têm sido focadas na mulher, com poucas iniciativas p

Objetivos

Garantir acesso a informações, métodos e técnicas disponíveis para a regulação da fecundidade num contexto de escolha livre e informada 2. Desmistificar os tabus referentes a vasectomia e promover uma paternidade responsável.

Metodologia

Na Atenção Básica são realizadas atividades clínicas, de aconselhamento e educação em saúde com abordagem das disfunções sexuais, prevenção e controle do câncer de próstata e de pênis, prevenção e tratamento das IST, entre outras, bem como são ofertados métodos anticoncepcionais. O homem ao optar pela vasectomia é encaminhado para a equipe do Programa Ligadura Legal composta por urologista, enfermeiro, psicólogo e assistente social para a realização do procedimento. São feitos exames de espermograma para conferir o sucesso da cirurgia. Para divulgar as ações voltadas para a saúde sexual e reprodutiva foram estabelecidas parcerias com os Programas Saúde na Escola e Saúde do Trabalhador.

Resultados

De acordo com série histórica registramos aumento significativo da demanda de cirurgias de vasectomia, o que configura êxito na metodologia de trabalho adotada, que é de desfazer tabus e mitos que rondam a cabeça dos homens em relação à cirurgia. Os fantasmas mais temidos são os da impotência sexual, diminuição da masculinidade, dor e irreversibilidade do procedimento. Nos últimos 2 anos (2016 e 2017) foram realizadas 52 vasectomias, enquanto, entre 2010 a 2015 foram feitas, somente, 10 cirurgias. É importante salientar que todas as etapas são empreendidas dentro do município. As cirurgias ocorrem no Hospital Municipal após o candidato se mostrar apto clinicamente para o procedimento sem in

Conclusões

Todo o trabalho realizado por ambas as equipes estimulam os homens ao conhecimento e ao cuidado de si mesmos contribuindo para o pleno exercício dos direitos sexuais e reprodutivos. Os profissionais de saúde envolvidos aprenderam a acolher o discurso do usuário, interagindo sem expressar juízo de valor e a reconhecer o indivíduo como sujeito de suas escolhas e ações a partir do conhecimento e a oferta de atenção à saúde.

Palavras-chave