Logo do ConasemsLogo do SUS
Tracuateua - PA

NASF-AB E CRAS NA COMUNIDADE DE VILA FÁTIMA (TRACUATEUA/ PA) ATUANDO NA PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DA PESSOA IDOSA

Autor(a): MARICÍLIA NASCIMENTO PRESTES

Ano: 2018

Apresentação/Introdução

O envelhecimento da população é um dos maiores desafios das últimas décadas. Até o ano 2025, possivelmente o Brasil ocupa o sexto lugar da população de idosos do planeta, aproximadamente 31,8 milhões de indivíduos com 60 anos. Com o avançar da idade, aumentam os riscos de comprometimento funcional e perda da qualidade de vida, interferindo na execução de funções relacionadas as atividades diárias

Objetivos

Realizar atividades em grupo com temas voltados à saúde integral da pessoa idosa, realizada pela equipe NASF-AB, visando colaborar no processo de autonomia, no que tange os autocuidados com a saúde, diminuindo a ocorrência das doenças crônicas.

Metodologia

O projeto realizado pelas equipes NASF-AB, ESF Vila Fátima e CRAS teve início no segundo semestre de 2017, através de encontros mensais nas dependências do CRAS Vila Fátima, onde a cada encontro foram abordados temas referentes à saúde integral do idoso, tais como: Saúde mental, o processo de envelhecer, alimentação saudável e adequada, importância da atividade física, direitos e cidadania da pessoa idosa. Os encontros aconteceram por meio de roda de conversa, por meio de cronograma previamente definido pelas equipes, onde possibilitou a troca de saberes através do relato de vivências individuais promovendo reflexão coletiva dos temas abordados.

Resultados

As atividades no grupo dos idosos do CRAS Vila Fátima permitem um olhar um pouco mais criterioso quanto aos cuidados de saúde diários através de medidas simples como mudanças na alimentação, incentivo para realização de exames preventivos, prática de caminhada e outras atividades.

Conclusões

A integração entre as equipes (assistência social e saúde) favorecem a realização de atividades a grupos específicos (grupo de idosos), melhorando o vínculo dessas pessoas junto aos serviços, facilitando na realização das atividades de educação em saúde no território e consequentemente colaborando na promoção da saúde dessas pessoas.

Palavras-chave