Apresentação/Introdução
Passo Fundo tem assistência farmacêutica com uma farmácia central, cinco nos centros na média complexidade, três em UBS e uma no serviço de atenção especializada. A pesar disso muitos usuários necessitam de deslocamento limitando o acesso e influenciando na adesão ao tratamento, podendo levar ao agravamento na saúde e prejudicando a qualidade de vida.
Objetivos
Atender o usuário no seu território, com serviço farmacêutico de qualidade, acompanhamento farmacêutico promoção da adesão pela regularidade no tratamento contínuo, com isso diminuindo o erro por uso inadequado, promovendo o uso racional.
Metodologia
Atende usuários do SUS no município que usam medicamentos de modo contínuo ou que tem dificuldades de locomoção. A FMP percorre 40 locais, 6 distritos rurais. Possui cronograma previamente divulgado nos meios de comunicação e comunidade atendida. Manhã e tarde atende bairros diferentes em todos os dias úteis da semana, menos na sexta a tarde quando é feita manutenção. Equipe de motorista, farmacêutico e aux. de farmácia. Dispensação realizada pela equipe que realiza acompanhamento e intervenções quando necessário (uso crônico de medic., idosos, insulinoterapia) por visita domiciliar, organizando e separando os medic. por horários com tabelas e figuras ilustrativas como medidas de uso correto
Resultados
Já atendeu cerca de 80 mil pessoas em seus 4 anos, em 2017, foram 25.000 atendimentos, com média diária de 120 pessoas. A FMP facilita o acesso e proporciona que a população siga o uso dos medicamentos de forma contínua e sem interrupção. Evitar o deslocamento até as farmácias do centro da cidade ou mesmo às unidades de saúde dos bairros é ponto forte do programa mais ressaltado pelos usuários do interior. Programa FMP leva medicamentos à população nos bairros e no interior do município, permitindo que o usuário tenha acesso aos medicamentos da REMUME. Na busca de garantir que a população usuária do SUS possa utilizar os medicamentos prescritos.
Conclusões
Levar a farmácia móvel para os bairros a fim de facilitar o acesso da população aos medicamentos, além de facilitar o deslocamento das pessoas, possibilita que as mesmas realizem o tratamento contínuo pelo tempo necessário. Portanto, o Prog. FMP da Pref. de Passo Fundo chega a muitas pessoas que antes não conseguiam ir até a farmácia, garantindo o acesso aos medicamentos essenciais e também auxilia a população no uso racional dos medicamentos.