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Palmeira das Missões - RS

DESCENTRALIZAÇÃO DO GERENCIAMENTO DE CONSULTAS ESPECIALIZADAS -GERCON

Autor(a): Alessandra Florencio

Coautor(a): Paulo Roberto de Oliveira Fernandes, Priscila de Oliveira Rodrigues, Andressa Magalhães Flores, Daiane Ávila Saldanha, Michele Hubner

Ano: 2018

Apresentação/Introdução

O presente trabalho mostra a experiência do município de Palmeira das Missões- RS que descentralizou o serviço de regulação de consultas especializadas de média e alta complexidade, através do uso do programa Gerenciador de consultas-GERCON, nas equipes de saúde da família e equipes de atenção básica do município em parceria com a 15ª CRS, permitindo maior equidade nos encaminhamentos e atendimen

Objetivos

A presente experiência tem como objetivo principal a descentralização do gerenciamento de consultas especializadas do município de média e alta complexidade, garantindo a integralidade no atendimento prestado pelas equipe e qualificando.

Metodologia

A experiência iniciou em junho de 2017,com permissão de acessos no sistema GERCON inicialmente a uma equipe de saúde da família do município, onde um profissional de escolha da equipe, ficou responsável pelo acesso no sistema bem como pelo acompanhamento de todo o processo de regulação do paciente, desde o cadastro até a confirmação da consulta. Após a aprovação da proposta pelos bons resultados, ocorreu a ampliação do acesso para todas as equipes de saúde da família do município e uma unidade de AB. Essas equipes então passaram a utilizar os protocolos de encaminhamentos disponíveis na plataforma do telessáude–RS, os casos são discutidos e avaliados seguindo os critérios exigidos.

Resultados

A partir da descentralização do gerenciamento das consultas pode-se avaliar uma diminuição do tempo-resposta do atendimento do paciente (redução do tempo na fila de espera), redução significativa de pacientes com pendências no sistema, aproximação e a maior integração do serviço de saúde municipal e regional com o nível estadual , e com o serviço de telemedicina, onde os casos podem ser discutidos previamente e muitas vezes serem resolvidos pela própria equipe de saúde, não necessitando encaminhamento, assim as equipes se sentem mais seguras, amparadas e empoderadas no tratamento e assistência desse usuário, com maior responsabilização das equipes para com suas demandas do seu território.

Conclusões

A criação de estratégias para regulação e gestão das consultas desacomodou os serviços de saúde,sendo necessário trabalhar com propostas que busquem promover ações criativas, inovadoras e transformadoras a fim de qualificar o processo de trabalho, ampliando o acesso e garantindo qualidade para a melhoria das condições de saúde da população,como a criação de redes, integração entre os serviços, estabelecimento e cumprimento de fluxos adequados.

Palavras-chave