Logo do ConasemsLogo do SUS
Itumbiara - GO

EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ITUMBIARA

Autor(a): GEISIANE BATISTA LANA

Coautor(a): ELIAMAR APARECIDA SANTANA

Ano: 2022

Apresentação/Introdução

A inserção da “Equipe Multiprofissional” na escola, busca favorecer a aproximação da Unidade Básica de Saúde da Família de referência com a comunidade escolar, bem como promove o acesso aos serviços ofertados, possibilitando o estabelecimento de vínculos entre a equipe e os usuários. As ações executadas por esta equipe estão preconizadas no documento orientador do Programa Saúde na Escola (PSE), de acordo com os objetivos previstos na Portaria Interministerial nº 1.055, de 25 de abril de 2017, buscando “fortalecer o enfrentamento das vulnerabilidades, no campo da saúde, que possam comprometer o pleno desenvolvimento escolar promover a comunicação entre escolas e unidades de saúde, assegurando a troca de informações sobre as condições de saúde dos estudantes” (BRASIL, 2017). Na cidade de Itumbiara-GO, as ações de saúde na escola são realizadas de acordo a necessidade de cada instituição, planejando as ações juntamente com a equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) e respeitando o calendário escolar das 42 escolas pactuadas, totalizando 14 mil alunos. Para a realização desta experiência exitosa, formulou-se a seguinte questão: Como qualificar as ações da equipe multiprofissional da Atenção Primária à Saúde nas escolas públicas da cidade de Itumbiara?

Objetivos

O objetivo geral consiste em descrever as experiências exitosas da equipe multiprofissional da Atenção Primária à Saúde nas escolas públicas da cidade de Itumbiara-GO. Os objetivos específicos são: •Analisar as ações de educação em saúde realizadas nas escolas •Apontar a necessidade da utilização de recursos lúdicos durante a abordagem educativa •Acompanhar a metodologia utilizada nas abordagens educativas e seus desfechos.

Metodologia

•Etapa 1: Pesquisa de satisfação com os articuladores do PSE nas escolas •Etapa 2: Análise das respostas do formulário •Etapa 3: Sugestão de novos métodos para ações mais lúdicas e interativas •Etapa 4: Planejamento das ações junto ao GTI-M •Etapa 5: Acompanhamento, monitoramento e intervenção das ações realizadas. •Etapa 6: Constatação de avanços concernente à metodologia de abordagem dos temas através de postagens em redes sociais, elogios e solicitações de novas ações.

Resultados

Após a análise das ações anteriores, ouve a necessidade de conscientizar a equipe sobre a necessidade de ofertar uma abordagem numa linguagem em que a criança compreenda. Assim, os profissionais passaram a despertar a atenção dos alunos aos temas apresentados, realizando abordagens educativas em forma de palestra, roda de conversa, bate-papo, de modo lúdico, utilizando vários recursos, entre eles, fantoches músicas danças arcadas dentárias a Ana-Bacana para trabalhar alimentos tanto saudáveis, quanto não saudáveis uma caixa com uma lâmpada que mostra a qualidade da limpeza das mãos. Evidencia – se que os gestores das escolas públicas da cidade de Itumbiara buscam manter essa parceria, solicitando comumente a presença dos profissionais de saúde em suas escolas, para a realização tanto de abordagens educativas aos educandos, quanto para a orientações aos pais, professores e demais profissionais da instituição. As ações de educação em saúde realizadas no ciclo 2021/2022 de setembro a abril totalizaram: 42 ações de Prevenção à covid-19 27 ações de Alimentação saudável e prevenção da obesidade 25 ações de saúde bucal 18 ações de promoção da atividade física, 07 ações de saúde sexual e reprodutiva, 05 ações de saúde ambiental e 04 ações de prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas.

Conclusões

As ações do PSE, contribuem para o pleno desenvolvimento dos alunos, através de ações que compõe as áreas da saúde e da educação, incentivando os educandos a atentarem para a própria saúde, visto que são orientados sobre temas que visam prevenir tanto doenças, quanto agravos. Infere-se que a equipe multiprofissional desenvolve um trabalho significativo com crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino na cidade de Itumbiara – GO. Dessa forma, tal equipe é considerada componente essencial para o desenvolvimento deste trabalho, visto que busca melhorar a saúde dos alunos, assim como de toda a comunidade escolar, o que reduz a evasão escolar e a intermitência de frequência por problemas de saúde. Conclui-se que as ações educativas de promoção de saúde implementadas nas escolas da cidade de Itumbiara resultaram em significativa mudança no nível de compreensão e adoção de medidas preventivas no bem-estar do escolar

Palavras-chave

Escola, Multiprofissionais, Saúde.