Apresentação/Introdução
O município de Rio Verde está situado na região sudoeste do Estado de Goiás, com população de 247.259 mil habitantes (IBGE 2021). O Complexo Regulador Municipal de Rio Verde auxilia 18 municípios da Região Sudoeste I, totalizando aproximadamente 446.583 habitantes. (Saude.go.gov.br). Diante desta realidade de longas filas de espera , com usuários pernoitando na porta das unidades, favorecimentos por apadrinhamento político ou de servidores, deslocamento de usuários no município e de municípios pactuados para realizar agendamento de suas demandas, houve a necessidade de informatizar, descentralizar, garantir acesso ao usuário na marcação de consultas, exames e cirurgias, seguindo os princípios do SUS, a Lei nº 8.080/90 e a portaria Nº 1.559, de 1º de agosto de 2008.
Objetivos
Organizar a acessibilidade do usuário ao Sistema Único de Saúde, afim de melhorar a agilidade, eficiência, transparência e qualidade da assistência em saúde no município de Rio Verde.
Metodologia
Este projeto seguiu as seguintes etapas para sua implantação: No primeiro momento houve um remanejamento de servidores da central de regulação para as Unidades de Atenção Primária em Saúde, para compor as equipes que atuaram no projeto “Regulação Mais Perto de Você”. No segundo momento, foram capacitados pela equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do complexo regulador 12 profissionais do SUS para atuar no sistema de regulação no município de Rio Verde. Em seguida o projeto foi apresentado ao Conselho Municipal de Saúde do município de Rio Verde que nos apoiou nesta implantação. No quarto momento houve apresentação do projeto e estabelecimento de parceria com Ministério Público do município de Rio Verde. Foi realizada licitação para aquisição e instalação de computadores nas 12 unidades de saúde. Realizado cronograma de implantação nas unidades que receberam as novas equipes de regulação. Realizou-se a divulgação na mídia local por meio rádio e televisão. A equipe regula o atendimento em saúde mais próximo da residência do usuário. Estimulou-se a autonomia do médico regulador no agendamento de usuários, seguindo a ordem de classificação e ordem cronológica, conforme as diretrizes de regulação no SUS. Desenvolveu-se um aplicativo denominado “unitzap“ para pesquisa de satisfação dos usuários SUS. Realizou-se o monitoramento e o acompanhamento dos serviços prestados com suporte em tempo real quando demandado, abrangendo a população rio-verdense e municípios pactuados.
Resultados
Foram descentralizadas 19 equipes de regulação que ocuparam localizações estratégicas no município de Rio Verde, favorecendo o acesso do usuário a esses locais sem favoritismo, eliminando as filas de pernoite nas portas das unidades. Antes da descentralização, a Central de Regulação fazia 12 mil atendimentos por mês com a descentralização, reduziu para cerca de 5 mil, os usuários estão sendo atendidos nas áreas de abrangência mais próximas de sua residência. Ocorreu uma maior agilidade nas devolutivas de agendamento de consultas, exames e cirurgias atendendo as necessidades em saúde da população. O aplicativo trouxe benefícios aos usuários do SUS, facilitando, agilizando a comunicação entre as equipes de saúde e os usuários, assim uma melhor resolutividade de problemas advindos do processo de atendimento em rede. O uso do aplicativo promoveu um importante incremento no número de usuários pesquisados em 2018 - 24.392 esse número aumentou para 89.365 - 2021, sendo uma importante ferramenta de trabalho no processo de melhoria contínua da regulação. Foi realizado monitoramento do sistema de referência e contrarreferência na rede. Além de melhorias ao atendimento do usuário, desenvolvemos outras ações como: implantação dos setores de qualidade, controle e avaliação, auditoria, núcleo de educação permanente, pesquisa de satisfação, ouvidoria interna, serviço social, núcleo interno de regulação nas unidades hospitalares e call center, monitorando assim os serviços prestados.
Conclusões
Sabendo que, a descentralização e a oferta de serviços no SUS deve ser organizada a partir da realidade de cada região de saúde e que o gestor deve garantir a integralidade no atendimento aos seus usuários, conclui-se que, após as inúmeras mudanças realizadas em nosso sistema regulatório municipal conseguimos otimizar o atendimento e melhorar o vínculo entre o usuário, atenção primária à saúde, prestadores e colaboradores promovendo a equidade de maneira eficaz, inovando os processos e utilizando tecnologia ao nosso favor, para dar voz a população rioverdense e assim valorizar os serviços SUS de nosso município.
Palavras-chave
Regulação, Descentralização, Acesso, Inovação.