Logo do ConasemsLogo do SUS
Rio Verde - GO

EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO À SAÚDE DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA

Autor(a): Wilton Karlos Lopes da Mota Miranda

Coautor(a): Yasmine Gomes Silva, Marcos Vinícius Meira Vaz, Raquel Nogueira Salviano, Cibelle Tavares de Oliveira Freitas, Vanessa Cervi da Silva

Ano: 2022

Apresentação/Introdução

Por diversos motivos, muitas pessoas fazem da rua a sua moradia. Apesar de terem todo o direito em acessar os serviços de saúde pública, elas pouco os utilizam por falta de informação, barreiras de acesso provocadas pelos próprios colaboradores da saúde em relação a eventuais despreparos ou preconceitos próprios. Assim, sabendo que as pessoas em situação de rua não podem passar despercebidas ao olhar da sociedade em geral, além de carecerem de cuidados que, por critérios de equidade, podem até precisar de assistência redobrada, a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Verde, junto a direção da Atenção Primária à Saúde, buscaram implantar no município, no ano de 2021, o Consultório na Rua. Essa implantação apresentou-se com a finalidade de expandir sua cobertura sob uma estratégia que, coordenada pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP), visa empregar a Educação em Saúde para desmistificar conceitos negativos, quebrar barreiras de acesso e atribuir respeito e valorização, humanizando o cuidado à saúde da população em situação de rua.

Objetivos

Geral: Relatar e contemplar a integração da Educação em Saúde aos colaboradores da equipe de consultório na rua e à toda a Rede de Atenção à Saúde (RAS), coordenada pelo NEP e buscando garantir a humanização e a efetividade das ações. Específicos: - capacitar e treinar os colaboradores da saúde sobre fluxos, protocolos e atribuições - desmistificar e combater eventuais aspectos preconceituosos por eles impostos às pessoas em situação de rua - quebrar barreiras de acesso - proporcionar acesso pautado na equidade, integralidade, resolutividade e humanização.

Metodologia

A experiência foi desenvolvida pela Atenção Primária à Saúde (APS) de Rio Verde – GO, no ano de 2021, a partir da implantação e efetivação da equipe de Consultório na Rua, modalidade III, junto ao NEP, que estabeleceram a estratégia de empregar a Educação em Saúde para tornar a prestação dos serviços de saúde às pessoas em situação de rua mais efetivos e humanizados. Foram desenvolvidos capacitações e treinamentos à equipe e à toda Rede de Atenção à Saúde do município para alinhar fluxos, atribuições e protocolos laborais. Também foram realizadas rodas de conversas e trocas de experiências buscando combater preconceitos inerentes às pessoas em situação de rua. Com a colaboração da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), foi realizada uma oficina com representantes da APS, seguridade social, urgência e emergência, atenção domiciliar, promoção social, conselho tutelar, média e alta complexidade do município para alinhar referências e contrarreferências, de maneira que os serviços de saúde fossem ofertados de forma mais humanizada e resolutiva para esse grupo em condição vulnerável.

Resultados

Através da Educação em Saúde realizada pelo NEP, conseguiram alinhar e compreender fluxos, atribuições e protocolos a serem seguidos diante da população em situação de rua. Foi possível desmistificar conceitos negativos impostos sobre essa população, possibilitando um olhar humanizado, resultando em maior vínculo. Esse vínculo influenciou as equipes a elaborarem kits de higiene contendo: sabonete, lenço umedecido, produtos de higiene bucal e roupas, através de doações e de produtos fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde e Ministério da Saúde. A oficina que reuniu diversos representantes da rede local trouxe entendimento, resolutividade e humanização ao tornar os fluxos laborais e as referências e contrarreferências mais objetivas e eficientes, obtendo uma integralidade oportuna e resolutiva. A equipe apresentou um envolvimento nas ações prestadas a essa população, assim como a aplicação dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) de maneira mais enfática e justa.

Conclusões

Foi exitoso trabalhar a humanização por meio da Educação em Saúde pelo NEP, pois possibilitou a qualificação dos colaboradores e garantiu a efetividade das ações. Com a integração entre a equipe do Consultório na Rua e toda a Rede de Atenção à Saúde houve um fortalecimento das ações, permitindo um crescente vínculo entre profissional e usuário, melhorando a aceitação do cuidado à saúde, bem como tornando a assistência mais resolutiva, integral e humanizada.

Palavras-chave

APS, Consultório na Rua, Humanização.